terça-feira, 8 de janeiro de 2013

General Patton


General Patton


George Smith Patton, Jr. foi o general do IIIº Exército dos Estados Unidos na Segunda Guerra. Figura singularíssima, extremamente excêntrica, foi um dos maiores generais envolvidos nos combates da Segunda Grande Guerra. Patton era um guerreiro nato, e se julgava reencarnação de guerreiros que lutaram na legiões romanas de Júlio César e nas guerras de Napoleão. Rígido ao extremo, não aceitava que seus comandados sofressem fadiga entre as batalhas, a ponto de expulsá-los das divisões quando descobria que algum dos seus homens sofria desse problema comum durante as guerras. Não obstante sua rigidez, o General Patton era amado pelos seus homens, sob os quais tinha uma capacidade invejável de liderança e motivação. Patriota, Patton era um típico americano comedor de hambúrgueres, que encarnava bem os valores de seu povo e estava disposto a lutar e morrer para defendê-los.

O General Patton comandou o III° Exército na "Operation Cobra", que libertou o Norte da França do domínio hitlerista, depois do desembarque aliado na Normandia. Os homens de Patton varreram a Europa numa velocidade espantosa, libertando milhares e milhares de pessoas do julgo Nacional-Socialista. Estima-se que mais de 10 mil cidades e vilarejos tenham sido libertados e que aproximadamente 2 milhões de soldados nazistas tenham sido tirados de combate pelo III° Exército, o que é um número impressionante.

A excentricidade extrema do General Patton o fez cultivar uma intensa rivalidade com um grande general aliado, o General Montgomery, do XXI° Exército inglês. A rivalidade entre os dois era tão acentuada que Patton chegou a desobedecer ordens do Estado Maior aliado para poder cruzar o Reno e entrar na Alemanha antes que Montgomery. Conta-se que ele, depois de ter cruzado o Reno, ouviu pelo Rádio um discurso de Churchill no qual o Primeiro Ministro britânico dizia que Montgomery havia sido o primeiro General a entrar na fronteira alemã, baixou as calças e urinou no rio na frente dos seus homens, gritando enfurecido: "fui eu quem cheguei primeiro!".

O General Patton escreveu uma autobiografia no qual narra sua participação na Segunda Guerra, o livro A Guerra Que Eu Vi, que é de leitura obrigatória para quem se interessa pelo tema da Segunda Guerra Mundial ou por literatura militar. Sua história é narrada no ótimo filme Patton: Rebelde ou Herói?, de 1970, com direção de Franklin J. Schaffner. Recomendo vivamente tanto o livro quanto o filme para quem quiser conhecer um pouco mais sobre essa interessantíssima figura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário