quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Um Novo Olhar na Batalha mais Sangrenta da Segunda Guerra Mundial


[SGM] Um Novo Olhar na Batalha mais Sangrenta da Segunda Guerra Mundial

Der Spiegel, 11/02/2012

 
Um historiador alemão publicou uma coletânea de entrevistas sinceras pouco comuns com membros do Exército Vermelho que fornece o primeiro relato preciso da Batalha de Stalingrado da perspectiva de simples soldados . Eles mostram que este capítulo da História merece uma reavaliação.

 
No amanhecer de 31 de janeiro de 1943, a batalha mais sangrenta da Segunda Guerra Mundial chegou ao fim para o comandante alemão em Stalingrado. Os soldados russos permaneceram no piso da loja de departamentos Univermag na qual os altos oficiais alemães, incluindo o comandante supremo Friedrich Paulus, haviam tomado como refúgio. Um dia antes, Adolf Hitler havia promovido o líder das tropas alemãs em Stalingrado ao posto de Marechal de Campo – não tanto como um sinal de reconhecimento, mas como uma ordem implícita de que ele deveria dar um fim à sua vida para não ser capturado. 

O tenente coronel Leonid Vinokur foi o primeiro a avistar Paulus: “Ele estava deitado na cama quando entrei. Ele estava lá com seu casaco, com o seu quepe sobre ele. Ele tinha uma barba por fazer de duas semanas e parecia ter perdido toda sua coragem.” O último esconderijo do comandante do 6º. Exército alemão parecia uma latrina. “ A imundice e excremento humano e quem sabe mais o que estava empilhado até a altura da cintura,” continuou o major Anatoly Zoldatov em registro, acrescentando: “Era além da realidade. Havia dois banheiros e sinais acima deles que diziam: ‘Nenhum russo permitido.’”

Foi somente após um tempo que os alemães foram obrigados a largar suas armas. “Eles poderiam facilmente ter se suicidado, “ disse o General de Brigada Ivan Burnakov. Mas Paulus e sua equipe escolheram não fazer isso. “Eles não tinham nenhuma intenção de morrer – eles eram estes covardes. Eles não tinham coragem de morrer,” disse a testemunha Burnakov.

A Virada

A Batalha de Stalingrado marcou uma virada psicológica na guerra da Alemanha Nazista de conquista e aniquilação. “As notícias de Stalingrado tiveram um efeito de choque no povo alemão,” admitiu o Ministro da Propaganda do Reich, Joseph Goebbels, em 4 de fevereiro de 1943. Como o historiador britânico Erich Hobsbawm resumiu a situação: “A partir de Stalingrado, todos sabiam que a derrota da Alemanha era uma questão de tempo.”

Centenas de milhares de pessoas perderam suas vidas no duelo por prestígio entre os dois ditadores, Hitler e Stalin. Cerca de 60.000 soldados alemães morreram no cerco. Dos 110.000 prisioneiros alemães capturados em Stalingrado, somente 5.000 retornaram para casa. No lado soviético, entre 500.000 e 1 milhão de soldados do Exército Vermelho morreram.
 
 

Agora, quase 70 anos depois, é possível compreender com clareza como os vitoriosos vivenciaram esta batalha fatídica no Rio Volga. Esta nova compreensão foi originalmente trabalho do historiador de Moscou Isaak Izrailevich Mints. Em 1941, ele criou uma Comissão sobre a História da Guerra patriótica. A ideia era para que todos nas forças armadas, dos soldados comuns até os oficiais mais graduados, a expressar seus pensamentos, sentimentos e experiências como modelo para os outros – mas sem embelezamentos.

Em 1943, três historiadores entrevistaram mais de 20 soldados soviéticos que estiveram no local quando Paulus e seus homens foram capturados. Este é o primeiro relato preciso deste evento da perspectiva de soldados comuns.

Os pesquisadores conduziram entrevistas com um total de 215 combatentes em Stalingrado – alguns durante a batalha e alguns um pouco tempo depois. Algumas das declarações refletem o caráter oficial da situação da entrevista, mas os soldados também falaram de seus medos e covardia, e mesmo criticaram decisões de seus superiores.

Os relatos foram tão sinceros que os comunistas mais tarde publicaram somente uma pequena parte deles. Após 1945, a liderança soviética não estava interessada em impressões de batalhas sangrentas, mas ao invés disso em épicos heroicos gloriosos no qual Stalin tinha um papel central. Os cerca de 5.000 protocolos compilados pela comissão de historiadores desapareceram nos arquivos do departamento de história da Academia Soviética de Ciências. Em 2001, o historiador alemão Jochen Hellbeck, que ensina na Universidade Rutgers em Nova Jersey, soube deste tesouro. Sete anos depois, ele foi capaz de garantir mais de 10.000 páginas em Moscou.

Uma Nova Versão dos Eventos

Hellbeck publicou agora “Os Protocolos de Stalingrado”, que consiste de entrevistas, incluindo em alguns casos fotografias dos soldados entrevistados, junto com informação adicional sobre as entrevistas. À luz destes documentos, a história da Batalha de Stalingrado pode não ser reescrita, mas precisa de correção em alguns pontos. Estas últimas descobertas destroem completamente o argumento – colocado originalmente pelos nazistas e repetido no Ocidente durante a Guerra Fria – que os soldados do Exército Vermelho só lutaram bravamente porque eles seriam fuzilados pelos membros da polícia secreta.

Não há dúvida de que havia execuções na frente de batalha. O General de Brigada Vasily Chuikov, comandante supremo do 62º. Exército, disse pessoalmente aos historiadores como eles lidava com “covardes”: em 14 de setembro, fuzilei o comandante e comissário de um regimento, e logo em seguida fuzilei dois comandantes de comissários de brigada. Eles ficaram todos perplexos.”

Mas a extensão das execuções foram aparentemente sobreestimadas. Por exemplo, o historiador britânico Antony Beevor cita mais de 13.000 soldados do Exército Vermelho executados somente em Stalingrado. Por outro lado, os documentos descobertos nos arquivos russos mostram que houve menos de 300 execuções em meados de outubro de 1942.
 

 General Chuikov

 
Os “Protocolos de Stalingrado” revelam que a disposição dos soldados soviéticos em fazer sacrifícios não poderia somente ser atribuída a tais medidas repressivas. Um papel-chave foi realizado pelos chamados “oficiais políticos”, que repetidamente garantiam aos recrutas que eles estavam arriscando suas vidas pela liberdade do povo. Eles se esforçavam em motivar os soldados e esclarecer suas preocupações no sentido de elevar sua moral de combate.

As entrevistas também mostram que comunistas devotos sentiam que eles tinham que exercer um papel importante em qualquer lugar. O Comissário Vasilyev disse: “Era visto como uma desgraça se um comunista não fosse o primeiro a liderar os soldados na batalha.” Na frente de Stalingrado, o número de membros associados do partido cresceu entre agosto e outubro de 1942, de 28.500 a 53.500. Os oficiais políticos distribuíam folhetos na zona de batalha retratando o “herói do dia”, incluindo fotos grandes de soldados condecorados. Eles enviavam retratos dos heróis para os pais orgulhosos.

O conceito era que esta era uma guerra do povo. “O Exército Vermelho era um exército político,” diz o historiador Hellbeck.

Acreditando em um Motivo Nobre

Além de ensinar os soldados sobre a situação de guerra, os oficiais políticos se empenhavam em conversas pessoais. “À noite,” disse o tenente coronel Yakov Dubrovsky, “os combatentes estavam mais inclinados a falar abertamente, e alguém pode ir direto para suas almas.” O comissário de batalhão Pyotr Molchanov acrescentou: “Um soldado fica preso nas trincheiras por um mês inteiro. Ele não vê ninguém mais além de seu camarada, e de repente o comissário se aproxima dele, lhe diz algo, diz uma palavra amiga, o cumprimenta. Isto é de enorme importância.”

Em momentos críticos, os oficiais políticos ocasionalmente também distribuíam chocolate e brindes para os camaradas desmoralizados. Um deles, Izer Ayzenberg, da 38ª. Divisão de Infantaria, costumava visitar as trincheiras com sua “mala de agitação”. Além de revistas e livros, ela continha jogos como damas e dominós.

O objetivo não era afastar os soldados do medo, mas ao invés disso usar sua consciência política para superar sua angústia. Consequentemente, os comunistas a encaravam como um sinal de fraqueza quando soldados alemães capturados descreviam-se como apolíticos. Em sua opinião, o desejo real de vencer somente poderia se desenvolver naqueles que acreditavam que eles serviam a um objetivo nobre. Os comunistas viam o Exército Vermelho como mais firme política e moralmente que a Wehrmacht.

N.do T.: o que não era o caso da Waffen-SS, que possuía um perfil mais político e, por esse motivo, teve grande número de baixas pelo fato de lutar por uma causa, ao invés do recruta do Exército, que possuía uma formação essencialmente técnica.

Mas, afora aagitação e propaganda, era basicamente o ódio dos soldados soviéticos contra os invasores que alimentou sua moral para lutar contra o inicialmente superior 6º. Exército Alemão. Mais ainda, os alemães alimentaram este ódio graças à sua ocupação brutal. Já no caminho para o Volga, o 6º. Exército deu sua contribuição para o Holocausto. Os civis ficaram aterrorizados.

“Alguém vê garotas, crianças penduradas nas árvores no parque,” disse o franco-atirador Vasily Zaytsev, acrescentando que “isto teve um impacto tremendo.”

O major Pyotr Zayonchovsky falou de uma posição que os alemães tinham abandonado. Quando ele chegou lá, descobriu o corpo de um camarada morto “cuja pele e unhas de sua mão direita haviam sido completamente arrancados. Os olhos haviam sido queimados e ele tinha uma ferida na têmpora esquerda feita por um pedaço de ferro quente. A parte direita de sua face havia sido coberta com líquido inflamável e queimada.”
 

 

Inferno nos Dois Lados

Antes da guerra, muitos russos admiravam os alemães como uma nação de cultura – e os respeitavam por sua engenhosidade tecnológica. Alguns dos entrevistados disseram que eles ficaram chocados com os alemães que eles cruzaram durante a guerra.

O major Zayonchovsky descreveu a natureza dos alemães da seguinte forma: “a mentalidade do ladrão tornou-se a segunda natureza para eles de modo que eles tinham que roubar – mesmo se usassem ou não.”

Um oficial na agência de inteligência, que interrogou prisioneiros alemães, expressou surpresa que os ataques contra civis e os roubos “tenham se tornado uma parte integral da vida diária dos soldados alemães de tal modo que prisioneiros de guerra ocasionalmente nos disseram sobre isso sem qualquer tipo de remorso.”

De acordo com o capitão Nikolay Aksyonov, alguém podia sentir “como todo soldado e todo comandante estava disposto a matar tantos alemães quanto possível.”

O franco-atirador Anatoly Checov lembrou em sua entrevista como ele atirou em seu primeiro alemão. “Me senti terrível. Tinha matado um ser humano. Mas então pensei em nosso povo – e comecei a atirar sem piedade neles. Tornei-me um bárbaro, eu os mato. Eu os odeio.” Quando ele foi entrevistado, ele já havia matado 40 alemães – a maioria deles com um tiro na cabeça.

É de conhecimento geral que Stalingrado foi o inferno para os soldados em ambos os lados. Mas graças a estes testemunhos, agora temos um quadro claro de precisamente como era o combate sem fim casa-a-casa pelo qual os soldados não haviam sido treinados. Quanto pó, poeira e fumaça lhes tiraram toda orientação. Como explosões individuais eram abafadas pelo estrondo contínuo da batalha. Como eles lutaram por dias para tomar prédios, onde em alguns casos os soviéticos haviam tomado posição em um andar, enquanto os alemães estavam entrincheirados em outro.

“Nesta luta urbana, granadas de mão, metralhadoras, baionetas, facas e pás eram usadas,” disse o General de Brigada Chuikov. “Eles encaravam uns aos outros e caíam sobre o outro. Os alemães não aguentam isso.” Mesmo assim, a Wehrmacht conseguiu a princípio tomar a cidade, com exceção de um trecho fino ao longo do Volga.

Então, o Exército Vermelho cercou os alemães, que estavam somente capazes de receber suprimentos do ar. Os soldados alemães sofreram de fome e não tinham uniformes quentes para se proteger do inverno terrivelmente gelado. O comandante Paulus exortou suas tropas a não desistir: “Segurem firme, o Führer nos tirará daqui,” era o lema do dia. A Operação Tempestade de Inverno, que deveria romper o cerco, terminou em fiasco. Em 6 de janeiro, o General soviético Konstantin Rokossovsky ofereceu a Paulus uma rendição honrosa. Sob as ordens de Hitler, o comandante alemão rejeitou a oferta.

Quatro dias depois, o Exército Vermelho começou a avançar e apertar o anel em torno da cidade. Após 10 dias, os alemães mal possuíam alimentação e munição. Quando Paulus e sua equipe permitiram-se tomar como prisioneiros no final de janeiro, ao invés de cometer suicídio ou lutar até a morte, Hitler ficou enfurecido.

“A Terra Respirava Fogo”

O preço também foi alto para os vencedores da batalha. Vasily Zaytsev, por exemplo – sem dúvida o melhor atirador do Exército Vermelho em Stalingrado – afirmou ter acertado 242 alemães, mas fez o seguinte comentário sério: “Você frequentemente tem que lembrar, e a memória tem um impacto poderoso,” ele disse um ano após a batalha. “Agora, meus nervos estão à flor da pele e estou constantemente tremendo.”

Seu camarada Aksyonov acrescentou: “Estes cinco meses experimentados em Stalingrado foram equivalentes a cinco anos em nossas vidas posteriores.” Pareceu a ele que “a terra em Stalingrado respirava fogo naqueles dias.”

Estas são coisas que os comunistas simplesmente não queriam ouvir após a guerra. Um “livro histórico, informativo escrito pelos próprios participantes da batalha,” como foi exaltado pelo historiador Mints, nunca foi publicado. Durante os expurgos antisemitas de Stalin, Mints foi privado de sua docência, alegadamente por ser um “cosmopolista sem raiz.” Foi somente após a morte do ditador que ele foi reabilitado. Ele escondeu os protocolos de entrevistas.

Hellbeck, que os encontrou junto com seus colegas russos, já está planejando lançar o próximo volume de entrevistas, desta vez focando na ocupação militar alemã da União Soviética. A edição russa dos “Protocolos de Stalingrado” está programado para ser publicada ano que vem.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário