sábado, 21 de dezembro de 2013

27 de Maio de 1941: O navio de guerra alemão Bismarck é afundado, ao largo de França


27 de Maio de 1941: O navio de guerra alemão Bismarck é afundado, ao largo de França

Considerado o navio de guerra mais bem equipado do planeta, o moderno e rápido Bismarck era a menina dos olhos da Marinha germânica. O Bismarck foi o primeiro couraçado da classe Bismarck construído pela Kriegsmarine. Baptizado em homenagem ao Chanceler Otto von Bismarck, um dos grandes responsáveis pela unificação da Alemanha em 1871. Só sucumbiu, a 27 de Maio de 1941, após ser perseguido por mais de 100 embarcações britânicas ao longo de sete dias de operações no Atlântico - operações essas que começaram após o Bismarck deixar Gotenhafen, nas primeiras horas do dia 19 de Maio. O cruzadores-irmãos Norfolk e Suffolk, que patrulhavam o Estreito da Dinamarca, avistaram o Bismarck no dia 23 de Maio, dando a informação da localização do inimigo ao comandante da frota britânica, almirante John Tovey. Sem demoras, este enviou o Hood e o Prince of Wales para o cerco ao Bismarck.

Na madrugada de 24 de Maio, ambos já estavam na costa da Gronelândia, e, às 5h53, dispararam contra o couraçado, cujos canhões responderam em eco ao ataque. A terceira salva do Bismarck atingiu o Hood,  alguns segundos depois, uma explosão decretou o fim do cruzador, que afundou em poucos minutos e deixou apenas três sobreviventes da sua tripulação de 1.416 - o timoneiro Ted Briggs, o marinheiro Robert Ernest Tilburn e o aspirante William Dundas.
Entretanto, o Bismarck também não sairia ileso da batalha: foi atingido no seu flanco o que causou vazamento de óleo, esgotando o seu suprimento e contaminando os outros tanques de combustível. O almirante alemão Gunther Lütjens percebeu que isso significaria o fim da jornada do couraçado pelo Atlântico e dirigiu-se para reparos em Saint-Nazaire, sentido Sul - ainda que a prudência o recomendasse a seguir sentido Norte, para as altas latitudes norueguesas. 

Seguiu-se uma procura frenética  do Bismarck por parte da Marinha Real britânica.O Bismarck foi localizado a 160 quilómetros de Brest, na França - muito próximo não apenas da defesa dos submarinos U-boat como também dos aviões da Luftwaffe ali baseados. Entretanto, a Marinha Real agiu rápido. Do porta-aviões Ark Royal, partiram 14 caças Swordfish, que atingiram, por volta das 21h, o golpe crucial: um torpedo que atropelou as hélices e arrancou o leme. A velocidade, que no início da retirada era de 28 nós, caiu para 3 nós. Além disso, sem direcção, o couraçado começou a andar em círculos. O comandante da embarcação, Lütjens, pouco antes da meia-noite, transmitiu uma mensagem aos seus superiores. "Sem condições de manobrar o navio. Lutaremos até o último cartucho. Vida longa ao führer!"

Era o início da noite de agonia do gigante ferido do Reich. Na madrugada de 27 de Maio, cinco contratorpedeiros assediaram o Bismarck, atingindo-o por duas vezes; ao amanhecer, apresentaram-se  também o King George V e o Rodney, atirando contra a embarcação alemã.  Padecendo em chamas, com a totalidade ds seus canhões mudos, o Bismarck afundou às 10h36. Mais de 2.200 tripulantes morreram, incluindo o almirante Lütjens, que completava 52 anos naquela data. Pouco mais de uma centena de germânicos foram salvos pelas embarcações britânicas presentes na área.
 
wikipedia (Imagens)


Bismark em 1940
 
Rodney disparando contra o Bismark
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário