terça-feira, 19 de março de 2013

A vida no gueto de Varsóvia


A vida no gueto de Varsóvia

Judeus montar um caminhão no gueto de Varsóvia, antes de ser retirado para o trabalho forçado, maio 1941
Chaim Hasenfus era um contador em um banco em Varsóvia antes da guerra. Em abril de 1941 ele estava no gueto de Varsóvia:
24 de abril de 1941
Algo que me aconteceu hoje, que se tornou bastante comum: eu estava descendo Walicowa Street, quando um soldado alemão me bateu na cabeça com o cassetete de borracha e ordenou-me, juntamente com vários outros judeus, para carregar cascalho em um caminhão. O trabalho durou meia hora.
Eu freqüentemente andar através do gueto de Sienna baixo Zelazna de Leszno, Solna, Karmelicka, e Pawia-passeio dificilmente um elogio-sucedida ou relaxante, ao contrário, a coisa toda é muito desesperador. Até recentemente, você tinha que doff seu boné para os guardas, agora você não precisa mais fazer isso, mas há uma boa chance de você ser pego em um rodeio e enviado para trabalhar.
É por isso que o seu coração libras sempre que ir para fora e por isso é considerado um sucesso incrível se você conseguir chegar onde você está indo sem incidentes. As pessoas estão tão tenso que a visão de um caminhão alemão é o suficiente para desencadear um pânico e enviar todos correndo. As ruas estão cheias de pessoas agitadas, cerca de ambulantes vendendo doces, cigarros e bolo. Um mercado regular surgiu na esquina da Ciepla e Grzybowska.
Esta foi uma das entradas do diário últimos feitas por Hasenfus Chaim, não se sabe o que aconteceu com ele.
Deixe um comentário

Nenhum comentário:

Postar um comentário