terça-feira, 19 de março de 2013

Jan Karksi Dentro do Gueto de Varsóvia


Jan Karksi
Dentro do Gueto de Varsóvia
(Entrevista com Jan Karski, fotos adicionadas para melhorar o texto)

Em meados de 1942, eu estava pensando em retomar minha posição como um mensageiro entre a resistência polonesa e do governo polonês no exílio em Londres. Os líderes judeus em Varsóvia aprendeu sobre isso. A reunião foi organizada fora do gueto. Havia dois senhores. Eles não viviam no gueto. Eles se apresentaram - líder do Bund, líder sionista.

Agora, o que aconteceu, o que aconteceu em nossa conversa?

Primeiro, eu não estava preparado para isso. Eu estava relativamente isolado no meu trabalho, na Polônia. Eu não vi muitas coisas. Em trinta e cinco anos após a guerra, eu não voltar. Eu fui um professor por 26 anos, eu nunca mencionar o problema judeu para os meus alunos. Eu entendo este filme é para registro histórico, por isso vou tentar fazê-lo.

Eles descreveram-me o que está acontecendo com os judeus. Será que eu sei sobre isso? Não, eu não fiz.

Eles descreveram a mim primeiro que o problema judaico é sem precedentes, não pode ser comparado com o problema polonês ou russo, ou qualquer outro problema. Hitler vai perder esta guerra, mas ele irá exterminar toda a população judaica.

Eu entendo isso?

Os aliados lutar por seu povo - que luta pela humanidade. Os aliados não se pode esquecer que os judeus serão exterminados totalmente na Polónia - Polónia e judeus europeus.

Eles estavam quebrando. Eles passeou pelo quarto. Eles estavam sussurrando. Eles eram assobio. Foi um pesadelo para mim.

Será que eles parecem completamente desesperado? sim, sim.

Em vários estágios da conversa que perdeu o controle de si mesmos. Eu sentei na minha cadeira. Eu só escutava. Eu nem sequer reagir. Eu não pedi-lhes perguntas. Eu estava ouvindo.

Eles queriam convencê-lo?

Eles perceberam, eu acho .... eles perceberam desde o início que eu não sei, que eu não entendo esse problema.Uma vez eu disse que irá levar mensagens a partir deles, eles quiseram me informar o que está acontecendo com os judeus. Eu não sabia disso. Eu nunca estive em um gueto. Eu nunca lidou com as questões judaicas.

Será que você conhece a si mesmo no momento em que a maioria dos judeus de Varsóvia já haviam sido mortos?

Eu sabia. Mas eu não vi nada. Eu nunca ouvi qualquer descrição do que estava acontecendo e eu nunca fui lá. É uma coisa para saber as estatísticas. Havia centenas de milhares de poloneses mortos também - de russos, sérvios, gregos.

Nós sabíamos sobre ele. Mas foi uma pergunta sobre as estatísticas.

Eles insistem na unicidade completa .....? Sim.

Este foi o seu problema: para impressionar em cima de mim - e que era a minha missão - para impressionar a todas as pessoas que eu estou indo para ver que a situação judaica é sem precedentes na história.

Faraós egípcios não fazê-lo. Os babilônios não fazê-lo. Agora, pela primeira vez na história, na verdade, eles chegaram à conclusão: a menos que os Aliados tomar algumas medidas sem precedentes, independentemente do resultado da guerra, os judeus serão totalmente exterminados.

E eles não podem aceitar.

Isso significa que eles pediram medidas muito específicas? Sim.

Indistintamente

Em um certo ponto do líder Bund, em seguida, em um determinado ponto do líder sionista - então o que eles querem?

Que mensagem é que eu vou fazer? Em seguida, deram-me mensagens, mensagens diversas, para os governos aliados como tal - Eu estava a ver como muitos funcionários do governo que pude, é claro.

Então, para o governo polonês, em seguida, para o presidente da República da Polónia, em seguida, para os líderes internacionais judaicos. E para cada líderes políticos, líderes intelectuais abordagem de tantas pessoas quanto possível.

E então eles me deram segmentos - a quem posso relatar o que.

Então, agora, nestas reuniões de pesadelo - duas reuniões que tive com eles - bem, em seguida, eles apresentaram suas demandas. Demandas separadas. A mensagem era Hitler não pode ser autorizado a continuar extermínio.

Contagens de cada dia. Os Aliados não pode tratar essa guerra só do ponto de vista puramente militar estratégico. Eles vão ganhar a guerra, se tomar tal atitude, mas o que é que vai fazer para nós?

Nós não vamos sobreviver a esta guerra. Os governos aliados não podem tomar tal atitude. Contribuímos para a humanidade - que deu aos cientistas há milhares de anos. Nós originou grandes religiões. Somos humanos. Você entende isso?

Você entende isso?

Nunca aconteceu antes na história, o que está acontecendo ao nosso povo agora. Talvez ele vai sacudir a consciência do mundo. Entendemos que não temos do nosso próprio país, não temos governo, não temos voz nos conselhos dos aliados.

Então, temos que utilizar os serviços, pessoas pequenas como você é. Você vai fazer isso? Você vai abordá-los? Vai cumprir sua missão?Aproximar os líderes aliados?

Queremos uma declaração oficial de nações aliadas que, além de a estratégia militar que visa garantir a vitória, vitória militar na guerra, de extermínio dos judeus constitui um capítulo à parte, e as nações aliadas formalmente, publicamente, anunciar que eles vão lidar com este problema, que se torna parte de sua estratégia global na guerra.

Não só derrota da Alemanha, mas também de salvar o restante população judaica. Uma vez que essa declaração de um oficial, eles têm uma força aérea, eles lançam bombas sobre a Alemanha - por que não podem cair milhões de panfletos informando a população alemã exatamente o que seu governo está fazendo com os judeus?

Talvez eles não sabem!

Agora deixe-os fazer uma declaração oficial de novo, oficial, uma declaração pública - que, se a nação alemã não oferece evidências de tentar mudar a política de seu governo, a nação alemã vai ter que ser responsabilizada pelos crimes de seu governo é cometer.

E agora, se não há nenhuma evidência, de anunciar publicamente, oficialmente, certos objetos na Alemanha vai ser bombardeado, destruído, como uma retaliação pelo que o governo alemão está a fazer contra os judeus, que o bombardeio que terá lugar não é um parte da estratégia militar. Trata-se apenas com o problema judaico. Deixe o povo alemão saber antes bombardeio ocorre e após o bombardeio ocorre que isso foi feito e continuará a ser feito porque os judeus estão sendo exterminados na Polônia.

Talvez ele vai ajudar. Eles podem fazê-lo. Eles podem fazê-lo. Esta foi uma missão. Em seguida, os dois - especialmente o líder sionista - ele foi novamente sussurrando, sibilando. Alguma coisa vai acontecer. Os judeus no gueto de Varsóvia estão falando sobre isso, especialmente os elementos mais jovens.

Eles vão lutar. Eles falam sobre uma declaração de guerra contra o Terceiro Reich. Uma guerra único na história mundial - Nunca uma guerra ocorreu. Eles querem morrer lutando.

Não podemos negar-lhes esse tipo de morte. By the way, eu não sei no momento, uma organização judaica militar surgiu. Eles não me disse sobre ele, somente que alguma coisa vai acontecer. Os judeus vão lutar. Eles precisam de armas. Abordamos o comandante do Exército Casa, o movimento underground na Polônia.

Essas armas foram negados os judeus. Eles não podem ser negados os braços, se estas armas existirem, e nós sabemos que você tem braços. Esta mensagem para o comandante-em-chefe Geral Silkorski, para emitir ordens que essas armas serão dadas aos judeus.  

Esta foi outra parte da missão. Há líderes judeus internacionais. Atingir o maior número possível, dizer-lhes isso. Eles são líderes judeus. Suas pessoas estão morrendo. Não haverá judeus, de modo que para que precisamos de líderes?

Nós vamos morrer também. Nós não tentar escapar. Nós ficamos aqui. Deixá-los ir para os escritórios importantes de Londres, onde quer que estejam. Deixe que eles exigem para a ação. Se eles se recusarem, deixá-los sair, ficar na rua, recusar comida, recusar beber. Deixe-os morrer em vista de toda a humanidade. Quem sabe? Talvez ele vai sacudir a consciência do mundo.

Entre esses dois líderes judeus - de alguma forma isso pertence às relações humanas - Tomei, por assim dizer, para o líder Bund, provavelmente por causa de seu comportamento - ele parecia um nobre polonês, um cavalheiro, com retas gestos bonitos, cheios de dignidade.

Eu acredito que ele gostava de mim também, pessoalmente. Agora em um determinado ponto, ele disse "Witold, eu sei que o mundo ocidental. Você vai lidar com o Inglês. Agora você vai dar-lhes os seus relatórios orais.

Tenho certeza que vai reforçar o seu relatório, se você vai ser capaz de dizer: "Eu vi." Nós podemos organizar para você visitar o gueto judeu. Você faria isso? Se você fizer eu vou com você para o gueto judeu de Varsóvia por isso vou ter certeza de que você será o mais seguro possível. 

Alguns dias mais tarde, criou contato. Por esse tempo o gueto judaico, tal como existia em 1942 até julho não existe mais. Dos cerca de 400 mil judeus, alguns 300 mil já foram deportados do gueto.

Assim, dentro das paredes exteriores praticamente havia cerca de quatro unidades. O mais importante foi o gueto chamado central. Eles foram separados por algumas áreas habitadas pelos arianos e já algumas áreas não habitadas por ninguém.

Houve um edifício. Esta construção foi realizada de tal modo que a parede que separa o gueto do mundo exterior era uma parte da parte de trás do edifício, de modo a frente estava de frente para a área de ariana. Houve um túnel.

Passamos por este túnel sem qualquer tipo de dificuldade. O que me impressionou foi que agora ele era um homem completamente diferente - o líder Bund, o nobre polonês.

Eu vou com ele. Ele é quebrada, como um judeu do gueto, como se ele tivesse vivido lá o tempo todo. Aparentemente, esta foi a sua natureza.Este era o seu mundo. Portanto, orientado pelas ruas. Ele estava na minha esquerda. Nós não falamos muito. Ele me levou.

Bem, então o que? Então agora vem a descrição do mesmo, não é?

Bem .... corpos nus na rua. Pergunto-lhe: "Por que eles estão aqui?"  Os cadáveres que você quer dizer?

Cadáveres ... Ele diz: "Bem, eles têm um problema. Se um judeu e morre a família quer um funeral, eles têm que pagar impostos sobre ele. Então, eles apenas jogá-los na rua.  

Porque não podem pagar o imposto? Sim.

Eles não podem pagar. Então ele diz: "A cada conta de pano. Então eles tomam suas roupas. E então, uma vez que o corpo, o cadáver está na rua, o Judenrat tem que cuidar disso. "

As mulheres com seus bebês, publicamente alimentação de seus bebês, mas eles não têm .... não mama, apenas plana. Bebês com olhos enlouquecidos, olhando ........ 

Será que ele parece um mundo completamente estranho? Um outro mundo, eu quero dizer?Não era um mundo. Não havia humanidade. Ruas cheias, completa.

Aparentemente, todos eles viviam na rua, trocando o que era o mais importante, oferecendo algo para vender todo mundo - três cebolas, duas cebolas, alguns cookies. Venda. Implorando o outro chorando e com fome.

Aquelas crianças-algumas horríveis crianças correndo por si ou com suas mães sentado. Não foi humanidade .... que era algum .... alguns inferno.

Agora, nesta parte do gueto, o gueto central, havia oficiais alemães. Se a Gestapo lançou alguém, os oficiais da Gestapo teve que passar através do gueto para sair dela.

Havia também alemães, o tráfego alemão. Agora, os alemães de uniforme, eles estavam andando .... silêncio! Todo mundo congelado até que ele passou, nenhum movimento, nenhuma mendicância, nada.

Alemães .... desprezo - é evidente que eles são subumanas. Eles não são humanos. Agora em um determinado ponto algum movimento começa. Os judeus estão correndo da rua que eu estava. Nós saltamos em uma casa. Ele só bate a porta. "Abra a porta! Abra a porta! "

Eles abrem a porta. Nós nos movemos dentro do Windows dão para a parte de trás da rua.Vamos para o oposto - na porta. Uma mulher abre a porta. Ele diz: "Tudo bem, tudo bem, não tenha medo, nós somos judeus."

Ele me empurra para a janela, diz: "Olhe para isso, olhe para ela." Havia dois meninos, meninos bonitos, olhar Hitler-Jugend de uniforme. Eles caminharam. Cada passo que eles fizeram, judeus desaparecendo, fugindo.

Eles estavam conversando entre si. Em um certo ponto um menino vai para o seu bolso, sem sequer pensar. Atira!

Alguns cacos de vidro, o outro menino parabenizando-lo, eles vão voltar. Então, eu estava paralisado.

Então a mulher, provavelmente judeu que ela me reconheceu, eu não sei, que eu não sou judeu - ela me abraçou. "Vá, vá, não fará nenhum bom, vai, vai."

Portanto, à esquerda da casa. Então, saímos do gueto. Então ele disse: "Você não viu tudo, você não vê muito. Gostaria de ir de novo? Eu vou com você. Eu quero você para ver tudo. "" Eu vou ".

No dia seguinte fomos novamente. A mesma casa, da mesma maneira. Então mais uma vez eu estava mais condicionado. Então eu me senti outras coisas. Fedor, fedor, sujeira, fedor - em toda parte sufocante.

Ruas sujas, nervosismo, tensão. Bedlam. Este foi Platz Muranowski. Em um canto do que algumas crianças estavam jogando algo com trapos - jogando os trapos de um outro.

Ele diz: "Eles estão jogando, você vê. A vida continua. A vida continua "Então eu disse:". Eles estão simulando tocar. Eles não jogam. " Era um lugar especial para jogar?

No canto do Platz Muranowski - não, não, não, abra. Então eu digo: "Eles são ..."

Há árvores?

Havia algumas árvores, frágeis. Então nós só andava pelas ruas, não falar com ninguém. Andamos provavelmente uma hora. Às vezes, ele me disse: "Olhe para esse judeu" - um judeu de pé sem se mover Eu disse: "Ele está morto?"

Ele diz: "Não, não, não, ele está vivo Witold, lembre-se - ele está morrendo, ele está morrendo. Olhe para ele. Diga-lhes para lá. Você viu. Não se esqueça. "

Nós voltar a andar. É macabro. Só de vez em quando ele sussurrar: "Lembre-se disso, lembre-se disso." Ou ele me dizia: "Olhe para ela." Muitos casos, eu diria: "O que eles estão fazendo aqui?" Sua resposta: "Eles são morrendo isso é tudo. Eles estão morrendo. "

E sempre: ". Mas lembre-se, lembre-se"

Passamos mais tempo, talvez uma hora. Saímos do gueto. Francamente, eu não agüentava mais ", Tirem-me isso." E eu nunca mais o vi. Eu estava doente. Mesmo agora, eu não quero ..... Eu entendo o seu papel. Eu estou aqui. Eu não voltar na minha memória, eu não poderia dizer mais nada.

Mas eu relatei o que vi. Não era um mundo. Não era parte dela. Eu não pertenço aqui. Eu nunca vi essas coisas, eu nunca ..... ninguém escreveu sobre esse tipo de realidade.

Eu nunca vi qualquer teatro, eu nunca vi qualquer filme .... este não era o mundo. Foi-me dito que estes eram seres humanos - eles não se parecem com seres humanos.

Então nós saímos. Ele abraçou-me então. "Boa sorte, boa sorte."

Eu nunca mais o vi.




Fonte:

Shoah - Uma História Oral do Holocausto
Sociedade Histórica Holocausto
MATERIAL PARA UMA HISTÓRIA DOCUMENTAL DA QUEDA DO LESTE EUROPEU Jan Karski 


Nenhum comentário:

Postar um comentário