sexta-feira, 23 de agosto de 2013

MEMORIAS DA NORMANDIA


Postagem mais recente
Postagem mais antiga

Memórias da Normandia





FAZENDA MARMION

Esta foto foi tirada na fazenda de Marmion em Ravenoville na data de 6 de junho de 1944 aproximadamente às 14:30hs. A fazenda de Marmion fica a poucos quilômetros de Ste. Mere Eglise e ao norte de Le Grand Chemin (Brécourt Manor).
No centro da foto segurando a primeira bandeira nazista capturada na França esta James Flanagan e demais integrantes da 101º Airborne Division.
Esta uma das fotos mais famosas da Segunda Guerra Mundial veiculada na época em vários jornais e revistas pelo mundo todo.
Algumas horas após o início da invasão do dia "D", o Soldado james Flanagan, com outros integrantes da 101º Divisão Aerotransportada tomaram a fazenda Marmion de assalto, o local era um posto de comando alemão, os paraquedistas tinham saltado no meio da noite com a missão de capturar e ocupar posições estratégicas e eliminar a resistência inimiga ao longo dos acessos a praia de Utah. Esses homens foram os precursores da maior invasão anfíbia da história.

Entrevista com James Flanagan em 1944
Após o salto, como você procedeu?
Flanagan - Após o salto eu começei a procurar a minha companhia usando o clicker, no começo não reconheci a minha posição a partir dos mapas que eu havia estudado.
Ouvi alguns disparos que vinham de Ravenoville passei a me mover naquela direção, ao me aproximar detectei uma posição de MG-42, fiz a folta rastejando pela esquerda e logo ouvi disparos da nossa M1. Através da luminosidade da lua e usando meu clicker, começei a juntar-me com outras companhias e regimentos, ao amanhecer eramos 20.
Na manhã reuniu-sea nós o Major John P. Stopka do 3º/502ºPIR ele organizou nosso grupo e nos levou a um ataque a uma fazenda chamada Marmion em Ravenoville.
Eliminamos a posição de Mg-42 que eu havia identificado durante a madrugada e combatemos pelo menos um pelotão que defendia a posição, a batalha durou cerca de uma hora e meia. Após ocuparmos todo o complexo os alemães recuaram e se refugiaram nas áreas periféricas de Ravenoville, mantivemos postos e patrulhas e no final da tarde conseguimos elimina-los, tivemos que enfrentar pelo menos uma dúzia de prisioneiros, ao meio-dia a 4ª Divisão de infantaria havia chegado da praia de Utah, ficamos aliviados.
Passei a noite de 6 de junho em Ravenoville no dia 7 eu estavade volta ao meu regimento com a minha companhia onde fui designado a integrar patrulhas para eliminar os defensores próximo a Houseville.

Na foto Acima da esquerda para direita - Soldado Forrest Guth, Sargento Floyd Talbert, Soldado John Eubanks, Soldado não identificado e Soldado Francis Mellet.

Forrest Guth "Goody"
Em 6 de junho de 1944 às 01:00hs o soldado Forest Guth da Easy Company 506°PIR aterrava em um campo próximo a vila de Ravenoville e a 6km de distância do seu local de aterragem.
Até o momento ninguém sabia que o avião do comandante Tom Meehan havia sido abatido pela artilharia AA inimiga e que todos estavam mortos. Logo após a aterrragem Guth passou a ouvir a conversa de alemães, puxou sua pistola e escondeu-se em uma vala rastejou alguns metros e viu um grupo aproximar-se dele, conseguiu reconhecer no grupo o rosto de seu amigo Walter Gordon. Ele juntou-se a Gordon, Talbert, Eubanks e Mellet e partiram em direção a Ravenoville.                                                                                                              

Fazenda Marmion, julho de 2008






CHATEAU COLOMBIERE

O Chateau Colombiere localizado ao norte de Hiesville e próximo a zona de aterragem "E", serviu de base e cemitério temporário para o exército alemão.
O Capitão George Lage, cirurgião da 2ª Companhia do 502° PIR  após a aterragem reunião  aproximadamente 30 paraquedistas, atacou e transformou o Chateau Colombiere em um hospital aliado.
Inacreditavelmente o Capitão George enquanto atendia os feridos em combate, descobriu uma posição de artilharia alemã  muito bem camuflada e posicionada ao longo da estrada que leva a Hiesville, composta por 4 canhões de artilharia de 105mm e aproximadamente 60 homens.
Rapidamente o capitão reuniu as tropas e neutralizou as posições de artilharia o confronto resultou em cerca de 30 soldados alemães feridos e 38 mortos.
O Chateau Colombiere foi o primeiro hospital aliado na Normandia e ficava a poucos metros do comando geral da 101º Airborne Division (Taylor Post).
Colombiere 07/06/1944
Colombiere 07/06/2008

Em meados de julho de 1944 o Chateau foi bombardeado pela Luftwafe e ficou completamente danificado, sendo reconstruido posteriormente a guerra, porém seus reconstrutores não mantiveram a arquitetura  original.
Nesta foto podemos ver a Quartel General da 101º Airborne Division em Hiesville.


ASSALTO EM VIERVILLE


As fotos abaixo mostram a zona de salto "DZ C" e a entrada de Vierville, local onde houve grande movimentação de tropas alemãs no dia "D",  mas no dia D+1 foi o dia do grande confronto,  pois homens do 2º Batalhão do 506º PIR (Regimento de Infantaria Paraquedista) que apoiados por tanques M4 Sherman eliminaram as posições de defesa dos paraquedistas alemães (Fallschirmjager), após a ocupação aliada Vierville tornou-se ponto para  a instalação do 501° PIR.
 Drop Zone (Zona de Salto) "DZ C"

Entrada de Vierville

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo ao Blog 101° Airborne Division, deixe aqui o seu comentário! Obrigado!
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.
Início

Nenhum comentário:

Postar um comentário