August von Mackensen
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre
August von Mackensen | |
---|---|
Marechal de Campo von Mackensen
| |
Apelido | The Last Hussar , o cérebro deHindenburg ", Amerikaner fresser" (Eater dos norte-americanos), [ 1 ] |
Nascido | 6 de dezembro de 1849 Haus Leipnitz ,Província da Saxônia , Prússia |
Morreu | 08 de novembro de 1945 (aos 95 anos)Burghorn, Alemanha |
Serviço / ramo | Exército |
Os anos de serviço | 1869-1919 |
Categoria | Generalfeldmarschall |
Prêmios | |
Relações | Eberhard von Mackensen |
Assinatura |
Anton Ludwig August von Mackensen (06 de dezembro de 1849 - 8 de novembro 1945), nascido agosto Mackensen , era um soldado alemão emarechal de campo . [ 2 ] Ele comandou com sucesso durante a Primeira Guerra Mundial e se tornou um dos Império Alemão 's mais proeminente Os líderes militares. Após o armistício, Mackensen foi internado por um ano.Aposentou-se do exército em 1920 e foi feito um prussiano conselheiro de Estado em 1933 por Hermann Göring . Mackensen, um comprometidomonárquico , às vezes se encontrava em funções oficiais em seu uniforme da WWI-era durante a era nazista , mas era suspeito de deslealdade e permaneceu fiel à causa monárquica.
Conteúdo
[ hide ]Primeiros anos [ editar ]
Mackensen nasceu em Haus Leipnitz , perto da aldeia de Dahlenberg noPrussian Província da Saxônia , a Louis e Marie Louise Mackensen. Seu pai, um administrador de empresas agrícolas, mandou-o para um Realgymnasiumem Halle em 1865, com a esperança de que a aparente Mackensen iria segui-lo em sua profissão. [ 3 ]
Mackensen começou o serviço militar em 1869 como voluntário com o prussiano 2 Vida Hussars Regiment ( Leib-Husaren-Regiment N º. 2 ). Durante a Guerra Franco-Prussiana , foi promovido a segundo-tenente e recomendado para a Cruz de Ferro , segunda classe. Ele deixou o serviço e estudou naUniversidade de Halle , mas voltou para o exército alemão em 1873, com o seu antigo regimento. Considerado entre os melhores cavaleiros do Império, ele foi separado funções normais para servir como um tutor na história militar para o futuro Kaiser Wilhelm II , que viria a enviar seu próprio filho para servir no regimento de Mackensen. Fechar as relações entre o Imperador e Mackensen iria continuar por muitos anos.[ 4 ] Em 1891, entrou para o Estado-Maior em Berlim, onde foi fortemente influenciado pelo novo chefe, Alfred von Schlieffen .
De 17 jun 1893 a 27 de janeiro de 1898, Mackensen comandou o 1 º Regimento de Hussardos Vida ( Leib-Husaren-Regiment N º. 1 ), a qual se tornou à la suite quando ele deixou seu comando, e cujo uniforme que ele usava frequentemente como um general. [ 5 ] Ele foi enobrecido em 27 de janeiro de 1899, tornando-se August von Mackensen . [ 6 ] De 1901 a 1903, ele comandou o Hussar Brigada Vida ( Leib-Husaren-Brigade ) e 1903-1908 comandou a Divisão 36 em Danzig . [ 7 ] Quando Schlieffen se aposentou em 1906, Mackensen foi considerado por alguns como um possível sucessor, mas o trabalho foi para Helmuth von Moltke, o Jovem . Em 1908, Mackensen foi dado o comando do Exército XVII Corps e ordenou esse corpo até pouco depois do início da Primeira Guerra Mundial. [ 8 ]
Primeira Guerra Mundial [ editar ]
Já com idade de sessenta e cinco com a eclosão da guerra em 1914, Mackensen permaneceu no comando do XVII Army Corps como parte do Oitavo Exército alemão , primeiro sob o general Maximilian von Prittwitz e mais tarde sob o general Paul von Hindenburg . Mackensen teve seu corpo se movendo para fora em uma marcha 25 km aoRio Rominte dentro de cinqüenta minutos de receber suas ordens, na tarde de 19 de agosto, 1914 como o Exército Imperial Russo invadiu a Prússia Oriental . [ 9 ] Logo depois, o corpo de Mackensen lutou nas batalhas de Gumbinnen e Tannenberg . Em 02 novembro de 1914 Mackensen assumiu o comando do Exército Nona de Hindenburg, que havia sido nomeado Comandante Supremo Leste ( Oberbefehlshaber Ost ). Em 27 novembro de 1914 Mackensen recebeu o Pour le Mérite , a mais alta ordem militar da Prússia, para ações em torno de Łódź e Varsóvia . Ele comandou o Nono Exército até abril de 1915, quando ele assumiu o comando do Exército Eleventh e Grupo de Exércitos Kiev ( Heeresgruppe Kiew ), vendo a ação em Galiza e ajudar na captura de Przemyśl e Lemberg . Ele foi premiado com folhas de carvalho para o le Mérite Despeje em 3 de Junho 1915 e promovido a marechal de campo em 22 de junho. Após esta campanha, ele foi condecorado com a Ordem da Águia Negra , de mais alta patente ordem de cavalaria da Prússia. Durante este período, ele também recebeu inúmeras homenagens de outros estados alemães e aliados da Alemanha, incluindo a Grã-Cruz da Ordem Militar de Max Joseph , a mais alta honraria militar do Reino da Baviera , em 4 de junho de 1915.
Campanha sérvio [ editar ]
Ver artigo principal: Campanha Serbian (Primeira Guerra Mundial)
Em outubro de 1915, Mackensen, no comando do recém-formado Grupo de Exércitos Mackensen ( Heeresgruppe Mackensen , que incluiu o 11 º exército alemão, austro-húngaro 3 Exército, eo búlgaro 1 Exército), liderou uma renovada-alemão austro-húngaro -búlgaro campanha contra Sérvia . A campanha finalmente esmagada resistência militar eficaz na Sérvia, mas não conseguiu destruir o exército sérvio, que, embora cortada ao meio, conseguiu retirar a portas Entente de capital aberto na Albânia e, após a recuperação e rearmamento pelos franceses, reentrou lutando na frente macedónio . Ele afirmou que em seu discurso a suas tropas antes da partida frente sérvio:-Você não está indo tanto em italiano ou russo, ou na frente francesa. Você se aproxima esta luta contra um novo inimigo, um perigoso, difícil, corajoso e afiada. Você está indo para a frente Sérvio e da Sérvia e os sérvios são um povo que ama a liberdade e que lutam e sacrifício até o fim. Certifique-se de lutar contra o inimigo e não eclipsar a glória e não comprometer o sucesso atual do famoso exército alemão -. [ carece de fontes? ] Durante a luta para Belgrado , as tropas dos Poderes Central encontrou um resistência muito dura , por isso Mackensen erigido um monumento aos soldados sérvios que morreram defendendo Belgrado, dizendo-HIER RUHE Serbische HELDEN-- "heróis sérvios descansar aqui.", ambos em alemão e sérvio. Von Mackensen está na historiografia sérvio eo público em geral respeitou muito. O único soldado inimigo e líder militar que é tratado assim. Em público, ele é sempre mencionado como um adversário que tinha respeito pelos soldados sérvios e as pessoas.
Campanha romena [ editar ]
Ver artigo principal: Romênia durante a I Guerra Mundial
Ele seguiu-se em 1916 com uma campanha bem sucedida contra a Romênia (sob o comando geral do general Erich von Falkenhayn ). Ele estava no comando de um exército multinacional de búlgaros , turcos otomanos e alemães. Apesar disso, as suas ofensivas foram muito bem sucedidos, quebrando todos os exércitos que enfrentou a sua própria. Em 9 de janeiro de 1917, Mackensen foi agraciado com o Grande Cruz da Cruz de Ferro , tornando-se um dos únicos cinco destinatários desta honra na Primeira Guerra Mundial.
De 1917 em diante, Mackensen era o governador militar das partes da Roménia (principalmente Valáquia ) controlados pelo Potências Centrais. Sua última campanha foi uma tentativa de destruir o exército romeno, que havia sido reorganizada após a Kerensky ofensivo , e ocupam o resto do país (a parte norte-oriental). Mas a tentativa falhou na batalha de Mărăşeşti , ambos os lados, tendo grandes perdas, mas com o exército romeno vitorioso. No final da guerra, ele foi capturado pelo general Louis Franchet d'Esperey exército aliado 's na Hungria (nomeadamente pelas unidades sérvias) e mantido como prisioneiro militar em Futog , até novembro de 1919.
Carreira pós-guerra [ editar ]
Em 1920, Mackensen aposentado do exército. Embora estando na oposição ao sistema republicano recém-criado, ele evitou campanhas públicas. Por volta de 1924, ele mudou de idéia e passou a usar sua imagem de herói de guerra para apoiar grupos monarquistas conservadores. Ele rotineiramente apareceu em seu velho uniforme Vida Hussars e tornou-se muito ativo em organizações conservadoras pró-militares, em particular o Stahlhelm ea Sociedade Schlieffen.
Durante a eleição presidencial de 1932 Alemão , Mackensen apoiado Hindenburg contra Hitler , mas depois de Hitler ganhou o poder em 1933 Mackensen tornou-se um visível, mesmo que apenas simbólico, apoiante do regime nazista. Alto perfil perfil público de Mackensen, em seu característico uniforme preto Vida Hussars, foi reconhecido pela empresa Hausser-Elastolin, que produziu uma figura de 7 cm dele em sua linha de Elastolin composição soldados. [ 10 ] A fama de Mackensen e uniforme familiarizado deu subir para duas unidades do Terceiro Reich separados adotando vestido preto com Totenkopf emblemas: o Panzerwaffe , que reivindicou a tradição da cavalaria imperial, e "Life Guards", de Hitler a SS .
Embora Mackensen apareceu em seu uniforme preto em eventos públicos organizados pelo governo alemão ou do Partido Nazista, ele opôs-se à morte de generais Ferdinand von Bredow e Kurt von Schleicher durante a noite das facas longas purga julho de 1934, e às atrocidades cometidos durante os combates na Polônia, em setembro de 1939. No início da década de 1940, Hitler e Joseph Goebbels suspeita Mackensen de deslealdade, mas não podia fazer nada. [ 11 ] Mackensen permaneceu um monarquista comprometido e em 1941 apareceu em uniforme completo de Kaiser Wilhelm ' s funeral em Doorn , na Holanda.
De acordo com uma reportagem de rádio de 15 de abril de 1945, movida pela CBS Newscorrespondente Larry LeSueur para World News Today, Mackensen foi brevemente capturado pelos britânicos Segundo Exército em sua casa durante as semanas finais daSegunda Guerra Mundial . Com a chegada dos britânicos, ao invés de fazer uma declaração de guerra, como esperado, o velho soldado apenas fez o pedido que os trabalhadores estrangeiros recém-libertados devem ser "guardados de roubar suas galinhas". [ 12 ]
Mackensen morreu no dia 08 de novembro de 1945 com a idade de 95, a sua vida tendo mediu o Reino da Prússia , o Império Alemão , a República de Weimar , a Alemanha nazista , eo pós-guerra, ocupação aliada da Alemanha .
Família [ editar ]
Em novembro de 1879, casou-se com Mackensen Dorothea von Horn (1854-1905), e tiveram cinco filhos:
- Else Mackensen (1881/2-1888)
- Hans Georg von Mackensen (1883-1947), diplomata
- Manfred von Mackensen
- Eberhard von Mackensen (1889-1969), Generaloberst
- Ruth von Mackensen (1897-1945)
Em 1908, após a morte de sua primeira esposa, casou-se em segundo lugar Mackensen Leonie von der Osten (1878-1963).
Citação [ editar ]
Em 4 de fevereiro de 1940, escreveu a Mackensen marechal Walther von Brauchitsch : "Como um homem se torna mais velho, ele tem que observar cuidadosamente que a idade não tem reduzido a sua criatividade Depois de atingir a idade de 90 anos, eu decidi não me envolver mais. com assuntos que não estão preocupados com a minha vida privada. No entanto, eu ainda sou o oficial alemão mais antigo. Muitos voltam para mim, às vezes com os desejos, mas mais frequentemente com suas preocupações. Durante essas semanas, a nossa preocupação é com o espírito de nosso exclusivo Exército e bem sucedida. preocupação resultados dos crimes cometidos na Polônia, saques e assassinatos que ocorrem diante dos olhos de nossas tropas, que parecem incapazes de pôr fim a eles. Uma aparente indiferença tem consequências graves para a moral dos nossos soldados e é prejudicial para a estima de nosso exército e toda a nossa nação. Estou certo de que você está ciente desses eventos e que você certamente condená-los. Estas linhas pretendem transmitir a minha preocupação cresce diariamente os relatórios que constantemente chegam em mim, e eu tem que pedir-lhe para assumir este assunto com a mais alta autoridade. As mensagens que recebo são tão numerosos, muitos vêm de alto escalão pessoas e das testemunhas. À medida que o oficial mais graduado que não pode mantê-los para mim. Ao transmitir a você, Eu cumprir o meu dever para com o Exército. a honra do Exército e da estima em que é realizada não deve ser comprometida pelas ações de sub-humanos e criminosos contratados. Sieg heil ". [ 13 ]
Honras [ editar ]
- Este artigo incorpora informações de o artigo equivalente na Wikipedia alemã .
- Pour le Mérite com Folhas de Carvalho
- Pour le Mérite (27 Novembro 1914) - por seu trabalho na frente russa
- Folhas de Carvalho (14 de junho 1915)
- Grã-Cruz da Ordem Militar de Max Joseph (4 de Junho 1915)
- Grande Comandante da Real Ordem Casa de Hohenzollern (1915)
Nenhum comentário:
Postar um comentário