segunda-feira, 15 de outubro de 2012

AVIAO RUSSO DA SEGUNDA GUERRA UM SUCESSO

1939 - 1945

 
Que essa ocasião solene faça emergir um mundo melhor, com fé e entendimento, dedicado à dignidade do homem e à satisfação de seu desejo de liberdade, tolerância e justiça."
Segunda Guerra Mundial
 
 

Armas da Segunda Guerra – Avião de Caça Russo – YAK 3

A aviação russa, que teve destacada atuação na campanha bélica, contou entre seus me­lhores modelos com um que se evidenciou especialmente: o YAK-3.

Este avião desta­cou-se, em primeiro lugar, pelo seu bom acabamento. Especificamente, o YAK-3 era destinado a combates a baixa altura e, tam­bém, em estreita cooperação com o Exército. Resultava apto, portanto, para os ataques em voo rasante a objetivos terrestres. Sua altura ideal de rendimento em combate oscilava entre os 2 400 e 3 300 metros. Foi utilizado frequentemente como aparelho de escolta, e, muitas vezes, enquanto alguns dos YAK pro­tegiam os bombardeiros, outros se adianta­vam e metralhavam os objetivos que seriam, logo depois, atingidos pelos bombardeiros. O YAK-3 foi um bom avião dentro de sua categoria. Esteve, sem dúvida, à altura dos melhores do seu tempo.

As personalidades soviéticas que se destaca­ram no aperfeiçoamento técnico dos aviões, foram, durante o segundo período do conflito bélico, Sergei llyushin, Artem Mikoyan e Alexander Yakovlev. Pode-se dizer que esses três “domadores do ar” faziam do progresso técnico a sua religião.
Em 1942, a equipe de projetistas dirigida por Alexander Sergeivich Yakovlev, iniciou o aperfeiçoamento do caça YAK-1. Resultante desse trabalho, na primavera de 1943, deu-se a conhecer o primeiro modelo do YAK-3, cuja produção se iniciou meses mais tarde. O aparelho teve enorme aceitação entre os pi­lotos por suas excelentes qualidades de voo. Alguns consideraram o YAK-3, em muitos aspectos, superior ao Spitfire. A primeira atuação em combate do YAK-3 ocorreu no transcurso da grande ofensiva alemã, na re­gião de Ktirsk, na qual a Wehrmacht saiu derrotada. O YAK-3 contribuiu para assegu­rar a supremacia aérea soviética no campo da luta.

Este caça russo, foi, além disso, escolhido pêlos pilotos franceses da esquadrilha Nor-mandie-Niemen, que combateu na frente rus­sa, para integrar suas unidades. Com a cola­boração desses velozes aparelhos, os fran­ceses obtiveram muitas vitórias sobre a Luftwaffe.
CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS
Monoplano
Trem de aterragem biciclo, retráctil
Motor Klimov, de l 220 H P, refrige­rado por líquido
Velocidade máxima: 600 km/h
Autonomia de voo de 3:00 hrs
En­vergadura: 9,06 m
Comprimento:8,35 m.
armamento:
Um canhão de 20 mm, com 120 tiros
Duas metralhadoras de 12,7 mm


+ Artigos Relacionados

Sobre o Autor

já escreveu 103 artigos para este site.
Ricardo Lavecchia tem 30 anos, nascido no dia 22/01/1982. Natural de Santo André – SP Desenhista nas horas vagas, sempre procurou novas idéias em imagens de livros e jornais, e foi numa dessas buscas que descobriu outra paixão: A Segunda Guerra Mundial. Tinha, então, 12 anos e se deparou com o livro: "Crônicas de Guerra - Com a FEB na Itália" de Rubens Braga. Ao invés de apenas escolher uma imagem para desenhá-la, resolveu ler o livro. O fascínio pelo assunto o tomou por completo. Em suas pesquisas sobre o tema, descobriu não só relatos de guerra, mas amizades sinceras de veteranos, como o Sr. Martin Drewes (piloto alemão) e o Sr. Antônio Cruchaki, veterano do 9º BEC e o falecido Capitão Rocha da Senta a Pua. MSN/E-mail: ricardo@segundaguerra.net

uma Resposta para Armas da Segunda Guerra – Avião de Caça Russo – YAK 3

  1. teve um yak mais avançado que os germanicos evitavam que era o yak 9,entrando no saite da luffewaf há alguns comentarios,tambem podera ver os maiores ases da segunda guerra mundial que na sua maioria são germanicos e em segundo são os sovieticos e dpois filandeses e japoneses,apesar da propaganda esmagadora da raf e usaf pelos seus feitos houve poucos ases e numero de abates dos anglo americanos inferiot que os japoneses.
    luiz caelos
    7 de março de 2012 at 20:21
    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *
*
Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Nenhum comentário:

Postar um comentário