quinta-feira, 18 de outubro de 2012

O FOGUETE KATYUSHA

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Katyusha: ''Orgão de Stálin''.

  O lançador de foguetes Katyusha é uma arma de artilharia desenvolvida e utilizada pelo Exército Vermelho durante a Segunda Guerra Mundial. Foi apelidado na época de "Órgão de Stálin" pelas tropas alemãs  em referência ao mandatário da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas Josef Stálin. Já o nome Katyusha foi dado pelo Exército Vermelho retirado de uma música famosa durante o período da guerra, que contava a história de uma jovem russa que teve seu namorado afastado pela guerra.
  O Katyusha consiste em um caminhão militar originalmente equipado de um lançador de foguetes BM-8, BM-13 e BM-31. Comparado aos equipamentos de artilharia mais comuns era considerado frágil porém com um custo de fabricação muito baixo e grande mobilidade.
   A primeira vez que ele entrou em combate foi em Julho de 1941 na cidade de Orsha na atual Bielorrússia, onde um total de 7 lançadores de foguetes causaram baixas consideráveis nas forças alemãs.
   Seguindo o sucesso inicial, o comando de guerra da URSS determinou a fabricação de novos Katyushas e a criaçao de diversos regimentos equipados com o lançador, visando apoio aos movimentos de infantaria. Um total de 554 lançadores estavam em serviço no final de 1941, num total de oito regimentos, 35 batalhões independentes e duas baterias isoladas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário