quinta-feira, 18 de outubro de 2012

O LEVANTE DE VARSOVIA

domingo, 10 de julho de 2011

O levante de Varsóvia.

  Depois de cruzar a fronteira russo-polonesa na metade de 1944, no dia 31 de julho as unidades avançadas de Rokossovsky chegaram a Praga, subúrbio de Varsóvia na margem oriental do rio Vístula. No dia 1/ de agosto os patriotas poloneses comandados pelo general Tadeusz Bór se insurgem contra as forças alemãs e pegam em armas para preparar a entrada dos soviéticos na capital polonesa. Uma vez mais o trágico destino da Polônia foi marcado pela inexplicável temporização dos Aliados e pela intransigências de Stalin, que nega qualquer ajuda a Mikolajczyk e não permite aos bombardeiros americanos aterrissarem nos aeroportos soviéticos, depois que lançaram suprimentos aos resistentes da capital. De fato, Moscou só reconhece como legítimo o Comitê Polonês de Libertação Nacional com sede em Lublin, que anteriormente havia aceitado a fronteira pós-guerra ocidental do país sobre a linha dos rios Oder e Neisse.
  No início de outubro, a revolta é esmagada por tres divisões blindadas da SS e por brigadas de russos filoalemães á ordens de Himmler, que exterminam a população e arrasam bairros inteiros da cidade. Varsóvia é reduzida a um amontoamento de escombros.
  O avanço soviético, que em cinco semanas percorreu cerca de 700 Km, deteve-se ás portas de Varsóvia, onde os russos ficarão seis meses antes de empreender a marcha final para Berlim..




FONTE; NAS FRONTEIRAS DO REICH

Nenhum comentário:

Postar um comentário