quinta-feira, 11 de outubro de 2012

O ALTO COMANDO ALEMAO NA SEGUNDA GUERRA

Wehrmacht

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Wehrmacht
Balkenkreuz.svg
Straight-armed Balkenkreuz, uma versão estilizada da Cruz de Ferro, o emblema da Wehrmacht.
País Alemanha Nazi
Denominação Forças Armadas da Alemanha nazista
Criação 1935
Extinção 1945
Patrono Adolf Hitler
História
Guerras/batalhas Guerra Civil Espanhola
Segunda Guerra Mundial
Logística
Efetivo 18.200.000 (agregado de todos os anos)
Comando
Comandante Adolf Hitler
Comandantes
notáveis
Adolf Hitler
Hermann Göring
Wilhelm Keitel
Karl Dönitz
Robert Ritter von Greim
Wehrmacht Loudspeaker.svg? (ouvir) (termo alemão que significa "Força de Defesa", e que pode ser entendido como meios/poder de resistência) foi o nome do conjunto das forças armadas da Alemanha durante o Terceiro Reich entre 1935 e 1945 e englobava o Exército (Heer), Marinha de Guerra (Kriegsmarine) , Força Aérea (Luftwaffe) e tropas das Waffen-SS (que apesar de não serem da Wehrmacht, eram frequentemente dispostas junto às suas tropas). Substituiu a anterior Reichswehr, criada em 1921 após a derrota alemã na I Guerra Mundial. Em 1955, as novas forças armadas alemãs foram reorganizadas sob o nome de Bundeswehr.
Durante os dez anos de sua existência, cerca de 18 milhões de combatentes serviram na Wehrmacht.[1] Aproximadamente 5,3 milhões morreram durante a II Guerra Mundial. O número de soldados e oficiais desaparecidos ou mortos nos campos de concentração, principalmente soviéticos, nos anos posteriores ao fim da guerra, é desconhecido.

Índice

Origem e uso do termo

Antes da chegada do Partido Nazista ao poder, o termo Wehrmacht era usado em sentido geral para descrever as forças armadas de qualquer nação. Por exemplo, o termo Britische Wehrmacht referia-se às forças armadas britânicas.
O artigo nº 47 da Constituição de Weimar de 1919 declarou “Der Reichspräsident hat den Oberbefehl über die gesamte Wehrmacht des Reiches” (o Presidente do Império possui o comando supremo de todas as forças armadas do Império). Para fazer distinção, o termo Reichswehr era comumente usado para se referir às forças armadas alemãs.
Em 1935, o Reichswehr foi renomeado para Wehrmacht. Após a Segunda Guerra Mundial, quando a Alemanha estava ocupada pelos aliados, o termo Wehrmacht foi abandonado. Quando a República Federal Alemã se remilitarizou em 1955, sua nova força armada passou a ser chamada de Bundeswehr.
Então Wehrmacht costumeiramente passou a referir-se às forças armadas da Alemanha durante o Terceiro Reich.

História

Quando a Primeira Guerra Mundial terminou, com a capitulação do Império Alemão, o Tratado de Versalhes impôs severas restrições em relação ao tamanho das forças armadas alemãs. O exército foi limitado a ter 100.000 homens alem dos 15.000 da marinha. A esquadra alemã seria composta de seis navios de batalha, seis cruzadores e doze contratorpedeiros. Carros de Combate e artilharia pesada foram proibidos e a força aérea foi extinta. Um novo exército do pós-guerra (o Reichswehr) foi estabelecido em 23 de março de 1921. Os alistamentos foram banidos por outro mandado do Tratado de Versalhes.
Cruz de Ferro
A Alemanha imediatamente começou a burlar essas condições. Iniciou-se uma colaboração secreta com a União Soviética depois do Tratado de Rapallo. O major-general Otto Hasse viajou a Moscou em 1923 para negociar os termos. Assim a União Soviética ajudaria a Alemanha no treinamento de militares. Os especialistas alemães em tanques e aeronáutica seriam treinados na União Soviética e as pesquisas e manufatura de armas químicas alemãs seriam executadas ao longo de outros projetos. Cerca de três mil pilotos alemães receberam treinamento em Lipetsk, os treinamentos com tanques aconteceram em Kazan e o gás foi desenvolvido em Saratov para o exército alemão.
Após a morte do presidente Paul von Hindenburg em 2 de agosto de 1934, todos os oficias e soldados das forças armadas da Alemanha fizeram um juramento de lealdade a Adolf Hitler. Em 1935, a Alemanha começou a desprezar deliberadamente as restrições do Tratado de Versalhes, e o alistamento foi reintroduzido em 16 de março de 1935.
A lei de alistamento traria o novo nome Wehrmacht, cujo símbolo seria uma versão estilizada da Cruz de Ferro. A existência da Wehrmacht foi oficialmente anunciada em 15 de outubro de 1935. Acredita-se que o número de soldados que nela serviram durante sua existência de 1935 a 1945 seja de aproximadamente 18,2 milhões.

Estrutura de Comando

Oficialmente, o chefe de Estado-Maior da Wehrmacht era Adolf Hitler com a sua autoridade de chefe de estado, posição que conseguiu após a morte do presidente Paul von Hindenburg em agosto de 1934. Hitler era o Oberster Befehlshaber der Wehrmacht (Comandante supremo das forças armadas) e Oberbefehlshaber des Heeres (chefe do OKH).
A administração e autoridade militar inicialmente estavam nas mãos do ministério da guerra comandado pelo Generalfeldmarschall Werner von Blomberg. Depois que Blomberg demitiu-se de seu cargo o ministério da guerra foi dissolvido e foi então criado o Alto Comando da Wehrmacht (Oberkommando der Wehrmacht ou OKW) comandado pelo Generalfeldmarschall Wilhelm Keitel.
O OKW coordenava todas as atividades militares, mas a influência de Keitel sobre o exército, marinha e força aérea era de certa forma limitada. Cada um tinha seu próprio alto comando, conhecidos como Oberkommando des Heeres (OKH, exército), Oberkommando der Marine (OKM, marinha) e Oberkommando der Luftwaffe (OKL, força aérea). Cada um desses grupos do Alto Comando tinha seus próprios oficiais.
Bandeira das Forças Armadas (1935 - 1938)
  • OBW - Comandante Supremo das Forças Armadas
Oberster Befehlshaber der Wehrmach
Führer Adolf Hitler (1938-1945)
  • OKW - Alto Comando das Forças Armadas
Generalfeldmarschall Wilhelm Keitel (1938 a 1945)
Chefe de operações (Wehrmachtführungsstab)
Generaloberst Alfred Jodl
  • OKH – Alto Comando do Exército
Führer e Chanceler do Reich Adolf Hitler
Generaloberst Werner von Fritsch (1935 a 1938)
Feldmarschall Walther von Brauchitsch (1938 a 1941)
Feldmarschall Ferdinand Schörner (1945)
Oficiais do estado-maior do exército alemão
General Ludwig Beck (1935 a 1938)
General Franz Halder (1938 a 1942)
General Kurt Zeitzler (1942 a 1944)
General Oberst Heinz Guderian (1944 a 1945)
General Hans Krebs (1945)
  • OKM – Alto Comando da Marinha
Großadmiral Erich Raeder (1928 a 1943)
Großadmiral Karl Dönitz (1943 a 1945)
Generaladmiral Hans-Georg von Friedeburg (1945)
  • OKL – Alto Comando da Força Aérea
Reichsmarschall Hermann Göring
Generalfeldmarschall Robert Ritter von Greim (1945)

Anos em Guerra

A utilização coordenada da infantaria, dos blindados e da aviação (Blitzkrieg) durante os primeiros anos da guerra fez com que diversos países fossem ocupados em semanas.
Durante a segunda guerra a Wehrmacht era a força armada de tecnologia mais avançada, utilizando-se de Messerschmitt Me 163, Me 262, submarinos e canhões ferroviários.
Entre os voluntários que serviram na Wehrmacht estão neerlandeses, escandinavos, habitantes dos estados bálticos e dos Bálcãs, russos pertencentes ao Exército Russo de Libertação e não-russos dos estados ocupados da União Soviética que formavam a Ostlegionen. Essas unidades eram comandadas pelo General Ernst August Köstring.

Campanhas

Soldados alemães na Rússia em 1942.

Membros notáveis

Pós-guerra

Depois da rendição incondicional da Alemanha em 7 de maio de 1945, os alemães foram proibidos de ter um exército. Um novo exército alemão só seria criado nos anos seguintes, durante a Guerra Fria e a divisão da Alemanha.

Ver também

Referências


Ver avaliações
Avaliar esta página
Credibilidade
Imparcialidade
Profundidade
Redação

Nenhum comentário:

Postar um comentário