segunda-feira, 15 de outubro de 2012

O CONTRA ATAQUE SOVIETICO CXONTRA HITLER

A Rússia contra-ataca

Ataque à Criméia e Rostov
Contra-ataque russo

A Contra-ofensiva soviética

No início do mês de outubro de 1941, Hitler ordenou à Wehrmacht que iniciasse a ofensiva decisiva sobre Moscou. Ao mesmo tempo, determinou, que os exércitos alemães prosseguissem, no norte e no sul da Rússia, as operações contra Leningrado e a região caucasiana. Este plano, porém, foi frustrado pela encarniçada resistência dos exércitos soviéticos. Finalmente, com a chegada do inverno, a lama e a neve paralisaram por completo o avanço.

No norte, o grupo de exércitos do Marechal von Leeb havia conseguido, no início de setembro e logo depois de terríveis combates, completar pelo leste o cerco de Leningrado, ocupando a localidade de Schüsselburg, sobre a margem meridional do lago Ladoga. Os russos, no entanto, não cessaram a luta e continuaram resistindo obstinadamente nas extensas e poderosas fortificações que contornavam a cidade. A 25 de setembro, o Alto Comando retirou, por ordem de Hitler, todas as unidades Panzer e motorizadas que lutavam na frente de Leningrado, com o objetivo de usá-las no ataque contra Moscou. As forças de von Leeb ficaram, assim, radicalmente debilitadas.

Logo se fizeram sentir os desastrosos efeitos dessa medida. Os russos lançaram repetidos e violentos ataques no sul, para restabelecer novamente o contato com a guarnição sitiada. Para enfrentar esta ameaça, von Leeb teve que retirar apressadamente forças que combatiam em Leningrado, o que obrigou a suspender o estreitamento do cerco da cidade. O Alto Comando, por sua vez, enviou a von Leeb, como reforço, uma divisão transferida da França, dois regimentos de pára-quedistas da Luftwaffe e a Divisão Azul, de voluntários espanhóis, que acabava de chegar à Rússia.

Hitler, porém, havia resolvido renunciar à conquista de Leningrado por meio de um ataque direto. No dia 29 de setembro, emitiu uma instrução na qual expôs suas intenções. Dizia assim: “O Fuhrer decidiu que São Petersburgo (Leningrado) seja apagada da face da Terra. A sobrevivência desta grande cidade já não terá interesse alguma, uma vez que a Rússia soviética seja derrotada... Sua intenção é que se estreite o cerco e a cidade seja arrasada pela artilharia e contínuos ataques aéreos. Todo pedido de capitulação deve ser recusado, pois o problema da sobrevivência e a alimentação de sua população não pode nem deve ser resolvido por nós...”.

Hitler, logo após emitir esta ordem implacável, determinou que o Marechal von Leeb continuasse a penetração a leste de Leningrado, para ocupar a localidade de Tchivin – onde existiam grandes depósitos de bauxita – e estabelecer logo contato com as forças finlandesas que combatiam na margem oriental do lago Ladoga. Von Leeb mostrou a Hitler que precisava de forças suficientes para levar adiante a operação, mas teve, finalmente, que acatar a vontade do Fuhrer.

O ataque contra Tchivin teve início a 16 de outubro, mas desde o começo foi prejudicado pela progressiva piora das condições climáticas. Avançando lentamente pelos caminhos cobertos de gelo e lama, as tropas alemães, completamente esgotadas, conseguiram alcançar Tchivin no dia 8 de novembro. Ali se deteve definitivamente o avanço, sem que se conseguisse estabelecer a esperada união com os exércitos finlandeses.


Ataque à Criméia

No sul, as forças de von Rundstedt conseguiram obter uma série de importantes vitórias antes que se iniciasse a época das chuvas. O 11o Exército, do General von Schobert, cruzou o Dniéper em princípios de setembro e marchou rapidamente em perseguição das unidades russas que batiam em desordenada retirada. Poucos dias depois, morreu von Schobert, ao aterrissar com seu avião num campo minado pelos russos, e foi substituído pelo General von Manstein. Este chefe recebeu a missão de conquistar a península da Criméia e, ao mesmo tempo, apoiar com parte de suas forças o avanço em direção a Rostov. Frente a essa dupla tarefas, von Manstein decidiu voltar seu esforço principal para a operação contra a Criméia. No dia 24 de setembro de 1941 duas divisões alemães iniciaram o ataque através do estreito do istmo de Perekop, onde os russos haviam levantado uma intrincada rede de fortificações de mais de 15 km de profundidade. Durante cinco dias, os alemães sustentaram violentos combates e conseguiram desalojar, finalmente, os russos de suas posições, fazendo cerca de 10.000 prisioneiros.

Von Manstein, porém, não pôde aproveitar a vitória pois, ao norte, dois exércitos russos comandado pelo General Ivan Boldin, desencadearam um inesperado contra-ataque contra as forças restantes do 11o Exército alemão e as unidades do 3o Exército romeno. Os soviéticos conseguiram envolver os romenos e abriram uma brecha de mais de 14 km nas linhas de retaguarda de von Manstein. Este, sem um instante de vacilação, ordenou que as tropas que se achavam na Criméia se dirigissem em marcha forçada para o norte e conseguiu conter a penetração russa. Ao mesmo tempo, o 1o Grupamento Panzer, de von Kleist, completou o cruzamento do Dniéper e, deslocando-se a toda velocidade através das estepes, cercou pela retaguarda as forças soviéticas perseguidas por von Manstein. No dia 10 de outubro, finalizou a sangrenta batalha. Em poder dos alemães ficaram perto de 65.000 prisioneiros, 125 tanques e 500 canhões. Sem dar descanso às suas tropas, von Manstein retomou imediatamente o ataque contra a Criméia. Os russos decidiram defender, até o último homem, a península e, no dia 16 de outubro, reforçaram sua guarnição com numerosas divisões que foram evacuadas por mar, do porto de Odessa, que desde o começo da invasão havia permanecido sitiado pelo 4o Exército romeno. O ataque alemão começou no dia 18 de outubro e logo se travou uma luta furiosa que se prolongou por 10 dias. Entrincheirados nos áridos terrenos de Ischum, os soldados soviéticos se defenderam encarniçadamente. Por volta do dia 25 de outubro, as tropas de von Manstein, esgotadas pela incessante e sangrenta luta, havia chegado praticamente ao fim de sua capacidade combativa. O chefe alemão, porém, resolveu insistir no ataque e conseguiu, dois dias depois, romper a linha fortificada soviética. O caminho para Sebastopol estava aberto.

Rapidamente von Manstein lançou suas forças para o sul, para completar o aniquilamento dos exércitos russos. As unidades alemães se deslocaram em leque através da península e conseguiram cercar e destruir a maior parte das unidades soviéticas. No dia 30 de outubro, as colunas de vanguarda alemães se apoderaram do forte Balaklawa, diante de Sebastopol e sitiaram o porto. Ali, havia de se prolongar a resistência soviética até o mês de junho de 1942.

A primeira derrota

Logo depois de completar a destruição dos exércitos soviéticos situados na margem direita do Dniéper, o 1o Grupamento Panzer, de von Kleist, prosseguiu seu avanço em direção a Rostov. Mais ao norte, os 17o e 6o Exércitos irromperam também para o leste, para ocupar a vital região industrial do Donetz.

No dia 11 de outubro, as unidades de vanguarda de von Kleist alcançaram o rio Mius e ocuparam a cidade de Taganrog, poucos quilômetros a oeste de Rostov. Iniciou-se então o mau tempo e as chuvas converteram rapidamente os caminhos em verdadeiros rios de lama, paralisando quase por completo o avanço alemão. Os russos, aproveitando a pausa, retiraram-se para o rio Dom, para escapar da investida das forças de von Rundstedt. Este, ao receber a notícia da retirada soviética, ordenou às suas extenuadas unidades que realizassem um supremo esforço e empreendessem sem demora a perseguição do inimigo.

O 6o Exército, sustentando encarniçados combates, conseguiu ocupar Karkov no dia 26 de outubro, e chegou às margens do Donetz. As unidades do 17o Exército alcançaram também, em fins desse mês, o rio. Mas ali seu avanço ficou paralisado. Mais ao sul, o grupamento de von Kleist, denominado agora 1o Exército Panzer, conquistou, em 20 de outubro, o importante centro industrial de Stalin. Duas tentativas de prosseguir o ataque contra Rostov viram-se frustradas pelas condições adversas do clima e a resistência dos soviéticos. Diante desta situação, o Marechal von Rundstedt dirigiu repetidos pedidos ao Alto Comando para adiar o avanço sobre Rostov até a chegada do bom tempo, colocando suas extenuadas forças numa linha fortificada ao longo do rio Mius. Hitler, porém, impôs sua vontade e ordenou que se levasse adiante o ataque. No dia 17 de novembro, os tanques de von Kleist se puseram novamente em marcha e, quatro dias depois, irromperam em Rostov. O contragolpe russo não se fez esperar.

Em torno de Rostov, o Marechal Timoshenko, designado novo chefe da frente sul em substituição a Budienny, havia concentrado numerosas unidades que superavam de forma esmagadora as forças alemães. No dia 22 de novembro, os soviéticos se lançaram ao ataque e, seis dias depois, forçaram von Kleist a abandonar Rostov. A retirada para a linha do Mius, proposta novamente por Rundstedt, foi categoricamente recusada por Hitler. Rundstedt, então, pediu a sua remoção e foi substituído por von Reichenau. Este chefe tentou manter-se diante de Rostov, mas foi, finalmente, obrigado a procurar refúgio na linha do Mius. Nessa posição, os alemães conseguiram manter-se durante todo o inverno.

Vitória soviética

Nos primeiros dias de dezembro de 1941, a gigantesca ofensiva da Wehrmacht sobre Moscou havia chegado ao fim. A inquebrantável resistência dos exércitos russos e as terríveis condições climáticas paralisaram por completo o avanço das divisões alemães a poucos quilômetros da capital. O Alto Comando soviético resolveu, então, passar ao contra-ataque.

Concentrados em Moscou, numa frente de quase 1.000 km, os russos contavam com 12 exércitos integrados por 88 divisões de infantaria, 15 de cavalaria e 24 brigadas blindadas. Estas forças estavam distribuídas em três grandes grupamentos: a Frente de Kalinin, sob o comando do General Koniev, a Frente Oeste, comandada pelo marechal Zukov e a Frente do Sudoeste, sob o comando do Marechal Timoshenko. O plano de ataque russo, concebido pelo Marechal Chapochnikov e aprovado por Stalin a 30 de novembro, tinha como objetivo o completo aniquilamento do Grupo de Exércitos Centro, de von Bock, por meio de uma gigantesca manobra de pinças. A operação começaria com um ataque sobre as duas alas alemães, integradas ao norte e ao sul pelos 3o, 4o e 2o exércitos Panzer. Ao mesmo tempo, uma investida frontal manteria aferrado no centro o Grupo de Exércitos de von Bock, com o fim de facilitar a manobra de envolvimento. Ao iniciar-se a contra-ofensiva, as forças de von Bock estavam reduzidas a 67 divisões desgastadas pela luta contínua. Todas estas unidades se encontravam empenhadas na frente, sepultadas em neve e gelo, desprovidas de vestimentas de inverno e sem receber víveres e abastecimentos. Devido às baixas sofridas em combate e devido ao congelamento, as ditas unidades viram os seus efetivos diminuírem numa média de 50%. Von Bock contava como única reserva para toda a frente com uma só divisão de infantaria.

No dia 6 de dezembro, começou o ataque russo. Na Frente de Kalinin, os exércitos de Koniev lançaram-se inesperadamente sobre o 9o Exército alemão e envolveram suas posições. No centro, Zukov desencadeou um demolidor ataque contra os 3o e 4o Grupamentos Panzer, empregando na operação quatro exércitos. Precedidos pelos velozes T-34 e apoiados por um violentíssimo fogo de artilharia e dos novos lança-foguetes Katyusha, os soldados da infantaria e os esquiadores soviéticos se infiltraram rapidamente através das posições alemães.

No sul, os russos atacaram o 2o Grupamento Panzer, de Guderian, cujas unidades estavam localizadas numa extensa saliência em torno de Tula. Dois exércitos penetraram em direção desta cidade e avançaram por uma brecha de cerca de 20 km de extensão. O 2o Exército alemão, que cobria o flanco sul de Guderian, foi também alvo de violentos ataques. As unidades soviéticas tentavam, neste setor, cortar a rota vital que, por Orel, assegurava a comunicação com as forças que combatiam em Tula.

Diante dessa situação desesperada, o Marechal von Bock informou ao Alto Comando, no dia 8 de dezembro, que não podia conter o ataque soviético e pediu imediatamente o envio de reforços. No dia 13 de dezembro, von Bock entrevistou-se em Smolensk, com o Marechal Brauchitsch,, comandante-em-chefe do Exército, e lhe expôs detalhadamente a crise por que atravessavam seus exércitos. Ambos os chefes consideraram necessário empreender a retirada para uma linha defensiva situada na retaguarda.

Brauchitsch dirigiu-se sem demora para o QG de Hitler, na Prússia Oriental, e lhe transmitiu os alarmantes relatórios de von Bock, pedindo sua autorização para iniciar a retirada. Hitler, porém, opôs-se terminantemente a que se abandonasse o terreno conquistado, pois considerava que uma retirada nas condições vigentes poderia degenerar numa fuga caótica que culminaria na derrota total de todos os exércitos alemães. Em conseqüência, no dia 16 de dezembro emitiu a seguinte ordem: “Debaixo da vigilância direta de generais, chefes e oficiais, obrigar-se-á a tropa a resistir em suas posições até o fanatismo, sem prestar a menor atenção às infiltrações inimigas em seus flancos e retaguarda”.

Hitler, a seguir, decidiu desfazer-se de Brauchitsch e, no dia 19 de dezembro, aceitou seu pedido de renúncia e assumiu pessoalmente o comando supremo do exército. Nesse mesmo dia, von Kluge substituiu von Bock como chefe do Grupo de Exércitos Centro. A essas primeiras mudanças haveriam de se seguir muitas outras. A Wehrmacht perdeu, assim, definitivamente os últimos vestígios de autonomia e passou a depender por completo da vontade do Fuhrer.

A ameaça do aniquilamento

Após os primeiros êxitos, os russos redobraram seus ataques a fim de levar a cabo o envolvimento total das forças alemães. No norte, os exércitos de Koniev ocuparam Kalinin, a 16 de dezembro. No sul, o 2o Exército alemão conseguiu conter, com o apoio do 2o Grupamento Panzer, a investida de 22 divisões de infantaria e 5 brigadas blindadas soviéticas, frustrando assim, a possibilidade de queda do setor a seu encargo.

No dia 20 de dezembro, Guderian deslocou-se até o QG de Hitler e tentou, sem êxito, convencê-lo para que autorizasse a retirada das forças alemães. Ao regressar à frente, Guderian se encontrou com uma nova crise. Na noite de Natal, os russos abriram caminho através do flanco esquerdo do 2o Grupamento Panzer e, utilizando grandes massas de cavalaria e esquiadores, irromperam em direção da localidade de Jushnov, situada na retaguarda do 4o Exército alemão. Esta força ficou, assim, exposta ao perigo de ser totalmente cercada. Devido a estes fatos, Guderian teve uma violenta discussão com o Marechal von Kluge e foi destituído.

No norte, as forças de Koniev, que somavam 4 exércitos, prosseguiram avançando para o sul e conseguiram, no dia 31 de dezembro, derrotar uma importante fração do 9o Exército alemão. O envolvimento do grosso do Grupo de Exércitos Centro começou, desse modo, a converter-se numa ameaçadora possibilidade. Atacando do norte, do centro e do sul, os exércitos de Koniev, Zukov e Timoshenko propunham-se convergir sobre a localidade de Viasma e aniquilar, ali, a massa das forças de von Kluge. Nessa gigantesca operação intervieram, no início de janeiro, 20 exércitos russos com um total de 165 divisões.

Persistindo em sua penetração através da larga brecha aberta sobre o flanco sul do 4o exército alemão, três exércitos soviéticos precedidos pelo 1o Corpo de Cavalaria da Guarda, internaram-se em direção a Viasma e ameaçaram cortar a estrada vital que une aquela cidade a Smolensk. Sobre esta rota atuavam já numerosas unidades guerrilheiras providas de armas e munições por via aérea. Em princípios de fevereiro, os russos lançaram ao sudoeste de Viasma forças pára-quedistas que estabeleceram contato com as unidades avançadas da cavalaria.

Mais para o sul, outros dois exércitos russos investiram sobre o desguarnecido flanco do 2o Grupamento Panzer, comandado agora pelo General Schmid e ameaçaram também interromper as comunicações dessa força com a retaguarda. Os alemães, porém, combateram encarniçadamente e, reforçados por três divisões, conseguiram manter suas posições.

No centro, cinco exércitos russos atacaram frontalmente no ponto de união do 4o Exército alemão com o 4o Grupamento Panzer e conseguiram abrir profunda brecha. Ante o grave perigo, O General Hoeppner, chefe desta última unidade, resolveu por iniciativa própria ordenar, a 8 de janeiro de 1942, a retirada limitada. Hitler imediatamente ordenou a sua destituição e o expulsou das fileiras do Exército. Para o Fuhrer, toda retirada equivalia a um ato de traição.

A situação, porém, era praticamente insustentável. As forças alemães, dizimadas pela luta e pelo frio, não podiam manter-se por mais tempo em suas posições avançadas. O Marechal von Kluge pediu a Hitler que permitisse urgentemente uma retirada nos setores onde os russos haviam conseguido irromper, para diminuir as terríveis perdas de homens e materiais.

No dia 15 de janeiro, o Fuhrer deu sua autorização para que o Grupo de Exércitos retrocedesse passo a passo até as posições fortificadas da retaguarda. Nesse mesmo dia von Kluge ordenou ao 4o Exército e ao 4o Grupamento Panzer que iniciassem a retirada para oeste. Ao diminuir-se a frente, ficaram livres diversas unidades que, a 3 de fevereiro, conseguiram fechar a brecha que separava o 4o Exército do 4o Grupamento Panzer e cercaram várias divisões do 33o Exército soviético do General Yefremov.

No norte, os soviéticos, porém, haviam desencadeado um ataque demolidor sobre o flanco do 9o Exército alemão e penetraram rapidamente para o sul, em direção a Viasma. No dia 9 de janeiro, outras forças russas da Frente de Kalinin atacaram em direção a sudoeste e conseguiram abrir uma brecha de 120 km de extensão nas linhas alemães. Porém, o General Model, que substituiu Strauss no comando do 9o Exército atuou com extrema energia e conseguiu estabelecer uma nova linha defensiva.

Dessa maneira, em meados de fevereiro, o Grupo de Exércitos Centro superou o momento culminante da crise. A potência dos ataques russos foi-se esgotando devido à intensidade do gigantesco esforço e as grandes perdas sofridas. A retaguarda das linhas alemães continuou, porém, a luta contra as numerosas unidades de cavalaria e de pára-quedistas soviéticas que haviam conseguido infiltrar-se no transcurso da ofensiva. Os últimos focos de perigo foram finalmente eliminados no mês de abril. Combatendo desesperadamente durante mais de três meses, o Grupo de Exércitos Centro, conseguira escapar ao aniquilamento. A Wehrmacht, no entanto, havia sofrido diante de Moscou uma derrota decisiva. Desde o início da campanha da Rússia, o Exército alemão perdeu um total de 1.107.830 soldados, o que equivalia a uns 35% de seus efetivos. Estas terríveis perdas já não puderam ser cobertas e a Alemanha ficou, assim, numa situação de nítida inferioridade frente ao poderio crescente dos soviéticos.

Entrevista Eden-Stalin

Em princípios de novembro de 1941, Winston Churchill resolveu esclarecer os distintos problemas que dificultavam a ação conjunta a seguir com os soviéticos. O avanço alemão, que prosseguia sem descanso, havia alarmado o líder britânico. Sua preocupação era, principalmente, os vitais estabelecimentos petrolíferos do Cáucaso, cuja posse permitiria aos alemães ampliar suas possibilidades até limites imprevisíveis.

Para solucionar as diferentes dificuldades, Churchill decidiu enviar uma missão a Moscou encabeçada pelo Ministro de Relações, Anthony Eden, acompanhado pelo General Nye.

No dia 5 de dezembro Churchill entregou a Eden as diretrizes referentes à missão. Elas assinalavam que as divisões britânicas que propunha empregar para defender o Cáucaso não poderiam ser usadas por causa da crise na frente da Líbia.

“Portanto”, acrescentava, “a melhor forma que pode tomar nossa ajuda (fora o abastecimento) é a localização de uma poderosa unidade de nossa força aérea, digamos 10 esquadrilhas, no flanco sul dos exércitos russos, de onde, entre outras coisas, elas podem ajudar a proteger as bases russas no mar Negro”. Apesar disso, Eden devia discutir com Stalin a determinação dos fins pretendidos pela URSS e pelas nações aliadas, em sua luta com a Alemanha de Hitler. Assim expressou-se Churchill em uma carta dirigida a Stalin, na qual dizia: “O fato de que a Rússia seja um estado comunista e a Inglaterra e os Estados Unidos não, e tampouco queiram sê-lo, não constitui obstáculo algum para que tracemos um bom plano para nossa segurança mútua”. A projetada missão de Eden chegou ao conhecimento do governo americano no dia 4 de dezembro. Ao receber a notícia, o Secretário de Estado Hull, com a devida aprovação de Roosevelt, enviou uma mensagem a Eden, anunciando-lhe que seu governo sustentava como única política para o pós-guerra os princípios enunciados na Carta do Atlântico. Recomendava, portanto, não entrar em qualquer acordo e principalmente secreto, sobre os problemas do após-guerra.

Durante sua permanência em Moscou, Eden recebeu de Stalin a proposta de realizar uma ampla revisão das fronteiras ocidentais da URSS, ao término da guerra, em troca das quais os russos estavam dispostos a reconhecer o estabelecimento de bases aos britânicos em países da Europa ocidental. Quando Churchill tomou conhecimento da proposta soviética, escreveu a Attlee, que nesse momento exercia interinamente o governo britânico, enquanto Churchill permanecia em Washington e comunicou-lhe o seguinte: “Não existe qualquer possibilidade de concordarmos com tal proposta, secreta ou pública, sem um entendimento prévio com os Estados Unidos. Não chegou ainda o momento para acertar a situação das fronteiras, que somente poderão ser resolvidas em uma conferência de paz após termos vencido a guerra”.

ANEXO

Os Exércitos russos na Batalha de Moscou
“Frente de Kalinin”- Coronel-General Koniev
22o Exército (Vostruchov), 29o Exército (Chezov), 31o Exército (Juschkevitz), 39o Exército (Bersarin). O Grupo de Exércitos de Koniev atacou do norte, contra a ala setentrional do Grupo de Exércitos de von Bock, integrada pelo 9o Exército (Strauss) e pelo 3o Grupamento Panzer (Hoth).
“Frente do Oeste”- General-de-Exército Zukov
1o Exército de assalto (Kusnetzov), 1o Corpo de Cavalaria da Guarda (Belov), 5o Exército (Govorov), 10o Exército (Golikov), 16o Exército (Rokossovski), 20o Exército (Vlasov), 30o Exército (Lieiuschenko), 33o Exército (Yefremov), 43o Exército (Gelubjev), 49o Exército (Sacharkin), 50o Exército (Boldin).
O Grupo de Exércitos de Zukov atacou, no centro e no sul, contra a massa principal do Grupo de Exércitos de von Bock, integrada pela ala meridional do 3o Grupamento Panzer (Hoth), o 4o Grupamento Panzer (Hoeppner), o 4o Exército (von Kluge), o 2o Grupamento Panzer (Guderian) e o 2o Exército (von Weichs).
“Frente Sudoeste” – Marechal Timoshenko
3o Exército (Gerassimenko), 13o Exército (Gorodnojanski), 40o Exército (Kostenko), 61o Exército (Podlas).
O Grupo de Exércitos de Timoshenko atacou, do sul, a ala meridional das forças de von Bock, integrada pelo 2o Exército (von Weichs) e o 2o Grupamento Panzer (Guderian)


Substituições no Comando alemão
Ao fracassar a ofensiva sobre Moscou, em dezembro de 1941, foram substituídos os seguintes chefes:
Comandante supremo do Exército, Marechal von Brauchitsch.
Comandante-em-chefe do Grupo de Exércitos Centro, Marechal Rundstedt.
Comandante-em-chefe do Grupo de Exércitos Centro, Marechal von Bock.
Comandante-em-chefe do 2o Exército Panzer, Capitão-General Guderian
Comandante-em-chefe do 2o Exército, General von Weichs
Comandante-em-chefe do 17o Exército, General von Stulpnagel
No mês de janeiro de 1942 foi destituído:
Comandante-em-chefe do Grupo de Exércitos Norte, Marechal Ritter von Leeb.


Luta sem Quartel
Os russos utilizaram na batalha contra o invasor todos os tipos de elementos. Contribuíram assim, para a derrota dos alemães, os cães amestrados, usados em grande número pelos combatentes soviéticos. Tratava-se de animais que levavam, presas em seus flancos, duas cargas explosivas de alto poder. As duas cargas estavam ligadas entre si e conectadas a uma antena que se elevava sobre o animal. Os cachorros, obedecendo à voz do soldado que os guiava, dirigiam-se para os tanques ou veículos alemães, rastejando e entrando debaixo dos mesmos. Depois, levantando-se bruscamente, comprimiam a antena contra o veículo. O contato do mesmo era suficiente para fazer detonar a carga explosiva que os cães levavam em seus flancos. O animal morria, mas o tanque voava em pedaços.


Corpo de Expedição Italiano
Durante a realização da histórica conferência de Brennero, Hitler deu conhecimento a Mussolini de sua intenção de “aniquilar a URSS”. Mussolini manifestou sua intenção de não permanecer ausente na campanha. Hitler, então, escreveu-lhe dizendo.: “... A ajuda decisiva, Duce, poderá levá-la à prática, reforçando vossas forças na África...”. Hitler, positivamente, mostrava-se avesso à intervenção italiana na campanha italiana.: “A Itália não pode ficar ausente... As forças terrestres e aéreas italianas intervirão na quantidade e nos setores que os Estados-Maiores decidam.
A conseqüência imediata disto foi a organização do Corpo de Expedição Italiano, constituído oficialmente no dia 9 de julho de 1941. A ordem do comando supremo foi a seguinte: “Todas as forças, terrestres e aéreas, destinadas a operar na frente russa, constituirão o Corpo de Expedição Italiano na Rússia (C.S.I.R.). Por isto, desde o dia 10 de julho de 1941, o comando do corpo de exército motorizado se denominará Comando do Corpo de Expedição Italiano na Rússia”.
As forças, sob as ordens do General Francisco Zingales, estavam constituídas pelas seguintes unidades:
Divisão de infantaria motorizada Pasúbio.
Divisão de infantaria motorizada Turim.
3a Divisão motorizada Príncipe Amadeo de Aosta
3o Grupo de artilharia antiaérea
61o Grupo aéreo de observação
22o Grupo de caça
No dia 11 de julho, o Corpo de Expedição iniciou a marcha, por trem, para a longínqua frente de combate. Durante a viagem, o General Zingales foi substituído pelo General Giovanni Messe. Um total de 225 trens transportaram os soldados italianos ao longo de 2.300 km, até as proximidades da fronteira da Hungria com a Romênia. Por fim, as forças italianas conheceram seu novo destino, entre o 17o Exército alemão e o 4o exército romeno. O CSIR fez parte do 11o Exército alemão.
Entre 11 e 12 de agosto, as forças italianas entraram em contato com o inimigo, pela primeira vez.


Cenas da derrota
Episódios da retirada alemã, em dezembro de 1941, tomados de narrações de soldados e oficiais.
“Todos os hospitais e locais de reuniões de enfermos aos quais cheguei, estavam congestionados e sempre fui despachado em condições que dificilmente podem ser descritas. Não se notava preocupação pelos feridos. Por isto, num trem hospital auxiliar, passamos 18 horas sem café e alimento; o chefe do trem, um cirurgião da aviação, que não se havia interessado por nenhum dos prisioneiros, desapareceu em Lyblin porque a sua licença começava no dia seguinte... Uma parte dos que andavam vagando pelos hospitais devia estar na frente; isto se aplica não apenas ao pessoal da tropa como também aos oficiais; é assombrosa a quantidade deles”.
“O quadro que apresenta o caminho da retirada, agora, não é grato; a disciplina começa a ser relaxada. Aumenta o número dos soldados que se retiram a pé e sem armas com um novilho atado por uma corda ou com um trenó carregado de batatas atrás deles; emigram, assim sem chefes, para o oeste. Os soldados mortos devido aos bombardeios já não são enterrados. As colunas, freqüentemente sem chefes, aparecem pelos caminhos, enquanto as tropas combatentes de todas as armas, inclusive as antiaéreas, mantém-se adiante, empenhando suas últimas energias. Todo o complemento das unidades (formações de exército, aviação, serviço de abastecimento) volta para a retaguarda sem condução como se fosse uma fuga. Uma psicose, quase um pânico, apoderou-se das colunas que não conheciam este quadro, habituados apenas a avanços impetuosos. Sem alimentação, com frio, sem direção, retrocedem. Entre eles há também feridos que não puderam ser evacuados”.
“O transporte ferroviário foi terrível. Depois da partida de Kaluga, em vagão de carga, fomos desembarcados até o meio-dia. Ao anoitecer, continuamos viagem num caminhão aberto. Depois de uma hora, fomos desembarcados numa escola sem calefação. Ali permanecemos dois dias. Não houve comida quente e a fria era insuficiente. Depois, fomos num trem hospital russo até Viasma. Lá, permanecemos 89 horas na estação. Enquanto isso, os aviões russos atacaram. Finalmente, fomos transportados para o trem hospital alemão que fazia 48 horas estava ao lado do nosso. Desgraçadamente, também ali a situação era pouco agradável; eram carros de 3a classe; com três cobertores, em cada banco havia um soldado, o terceiro no corredor em cima do chão...”.
“Quanto mais nos aproximávamos de Kaluga, tanto maior era a quantidade de armas e materiais que se achava sem dono pelos caminhos e pelos campos. Haviam sido abandonadas peças leves e pesadas, pedaços de pontes novas, inúmeros caminhões e automóveis e até colunas inteiras de caminhões. Se as intensas tempestades de neve, sobretudo nos dias 22 e 23 de dezembro, não houvessem “tapado” – no sentido literal da palavra – estes sinais de uma retirada precipitada aos olhos das unidades da frente que passavam em sua proximidade, a impressão da derrota – da qual é culpado o comando supremo – teria sido ainda mais dolorosa”.


Morte na neve
Relatório do sacerdote Heinrich Link, capelão da 17a Divisão de Infantaria do Exército alemão.
“Na tarde de 4 de dezembro de 1941, dirigi-me ao batalhão de ataque da 17a Divisão, para servir no meu cargo de sacerdote, na medida do possível, à unidade em uma difícil missão. À noite, por volta das 22 ou 23 horas, marchamos com um frio extremo para a zona de preparativos. O estado material da unidade era catastrófico. Os soldados em sua maior parte haviam intervido em duras lutas durante o avanço para Tula. Todo soldados possuía exclusivamente um fino capote de uniforme, um protetor de cabeça montanhês e um par de luvas. Apesar do meu sobretudo posto em cima do capote, sofri tanto essa noite com o terrível frio que acreditei que já não podia suportar. A temperatura era de 35 a 40 graus negativos. Tampouco a alimentação distribuída rapidamente correspondia de maneira alguma a uma tal empresa; cada um recebeu 30 gramas de gordura e 5 a 6 soldados – se não me engano – deviam repartir um pão entre si. Uma hora antes do início do ataque, achávamo-nos sem proteção alguma contra o vento e o frio intenso.
“O ataque começou a uma hora da noite claramente iluminada pela lua. Uma seção do batalhão conseguiu penetrar na localidade de Ketri, primeiro objetivo do ataque. Ali foi cercada por importantes forças inimigas e provavelmente aniquilada. O fogo do inimigo era extraordinariamente intenso. Os soldados atacantes deviam permanecer durante a noite na planura descoberta no meio da neve. Os homens, devido ao frio glacial, nãos e achavam em condições de manejar as armas.
“Na noite de 5 de dezembro, depois do fracasso completo do ataque, a unidade teve que ser reconduzida para as posições de partida. Impressionante era o aspecto que apresentavam os soldados. Porém, ainda mais impressionante era o espetáculo do posto de socorro. Mesmo quando se dispunha de todos os lugares debaixo de tetos disponíveis, não foi possível alojar todos os feridos e congelados. Uma parte deles teve que permanecer ao ar livre durante uma segunda noite até encontrar alojamento. As cenas que se desenrolaram nos ambientes ocupados foram as mais truculentas e horrorosas que conheci durante a guerra. Os cirurgiões e o pessoal da saúde trabalharam até o completo esgotamento e, no entanto, não puderam atender a todos.
“Faltava calefação suficiente, cobertores de lã e também alimentação. Uma parte dos feridos graves teve que ser transportada, sem consideração com seu estado, em caminhões descobertos, para a estação ferroviária mais próxima de Kaluga. Este transporte, que excedia as energias, não pôde ser suportada por muitos”.


Vitória frustrada
A gigantesca contra-ofensiva soviética que salvou Moscou de cair nas mãos da Wehrmacht tinha por fim alcançar o completo aniquilamento do Grupo de Exércitos Centro, comandado pelo Marechal von Bock. Este objetivo, no entanto, não pôde ser alcançado. Depois, os russos assinalaram as causas que, a seu ver, provocaram o fracasso da projetada manobra. Estas foram: (1) a ofensiva desenvolveu-se em condições sumamente difíceis, pelo frio extremo, a profundidade da camada de neve que cobria o terreno e o pequeno número de caminhos utilizáveis; (2) o exército russo carecia ainda de suficiente experiência na organização e desenvolvimento de operações ofensivas em grande escala; (3) as tropas empregadas provinham de unidades da reserva e eram de recente constituição e não tinham, portanto, adestramento e experiência; (4) a indústria de armamentos soviética, apesar dos esforços realizados, não conseguia cobrir as necessidades do exército vermelho em tanques e unidades mecanizadas; (5) a distribuição das forças russas não foi taticamente acertada; pretendeu-se alcançar um grande número de objetivos simultaneamente, o que impediu concentrar uma massa operativa suficientemente poderosa para conseguir uma decisão terminante; (6) a capacidade de resistência dos exércitos alemães foi subestimada; (7) a aviação também não foi empregada adequadamente; (8) as forças de guerrilheiros foram equivocadamente organizadas em grandes formações, o que facilitou sua destruição; (9) o plano de cerco do Grupo de Exércitos Centro resultou, na prática, excessivamente ambicioso; os objetivos muito distantes não puderam ser alcançados antes da chegada do degelo e a época da lama, que paralisou praticamente as operações.


Nenhum passo atrás
O General Halder, chefe do Estado-Maior do Exército alemão, expõe a dramática crise que a Wehrmacht teve que enfrentar ao receber de Hitler a ordem de não retroceder, após o início da vitoriosa contra-ofensiva russa. Tinha que dar aos comandos responsáveis da frente, umas ordens claras, com uma ampla visão, que lhes servissem de base para uma atuação autônoma dentro de um plano de conjunto. Com uma fanática raiva Hitler opunha-se à idéia de retirar metodicamente as tropas a uma linha atrasada algumas jornadas de marcha, e que era apropriada para a defesa, e exigia pelo contrário (ainda que em situações táticas insustentáveis) que todas as tropas tinham que “sustentar-se” até o último homem no posto em que se encontravam.
“Em circunstâncias normais é possível fugir a uma crise nas operações, como a que se havia apresentado, recuando e iniciando assim uma nova operação. Operação é movimento. A mobilidade das tropas havia diminuído extraordinariamente, mas ainda era suficiente para salvar a crise tática.
“Isto foi proibido por Hitler aos chefes das tropas da frente com sua ordem draconiana. As conseqüências foram graves perdas de homens e material, que teriam sido completamente evitáveis.
“Os acontecimentos foram mais poderosos que a ordem de Hitler.
“A frente, apesar dos esforços sobre-humanos das tropas, foi cedendo passo a passo, e em alguns pontos chegou a se quebrar. Quando finalmente decaiu a força do ataque russo, encontravam-se as tropas em uma linha que apresentava profundas penetrações e saliências, e houve até que aceitar a separação total de um importante grupo de forças”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Modelo Awesome Inc.. Imagens de modelo por fpm. Tecnologia do Blogger.

Nenhum comentário:

Postar um comentário