O único porta-aviões alemão da Segunda Grande Guerra foi encontrado em águas territoriais polacas
O porta-aviões Graf Zeppelin foi
encontrado pela Marinha Polaca, no Mar Báltico. Os historiadores esperam
que a descoberta permita esclarecer um dos pontos mais misteriosos da
Grande Guerra.
O navio foi encontrado no dia 12 de
Julho aquando dos trabalhos de prospecção da empresa polaca Petrobaltic
que decorriam a cerca de 80 metros de profunidade, a cerca de 60 da
cidade polaca de Gdansk.
Recorrendo a um robot subaquático, a marinha polaca investigou o navio, identificando-o como o único porta-aviões alemão.
O Graf Zepelin foi lançado à água em 8
de Dezembro de 1938, em Kiel, numa cerimónia onde participou o próprio
Adolf Hitler. Os seus 262 metros de comprimento e 36 metros de largura
faziam do Graf Zepelin um navio impressionante e um dos maiores
porta-aviões da sua época, sendo capaz de transportar 42 aviões de
combate. Vítima da artilharia russa, o navio seria capturado pelo
Exército Vermelho em Abril de 1945. Supõe-se que os soviéticos afundaram
o navio, embora não existam certezas… O que ganharia a URSS em afundar o
seu único porta-aviões? Seria uma acção da resistência nazi dos
Werwolf? Dos Serviços Secretos Aliados? São estas as perguntas que esta
descoberta pode vir a esclarecer…
A construção do Graf Zepelin começou em
1935, mas nunca chegou realmente a terminar… Em 1945, o navio estava
apenas 85% concluído e não se conhece uma única acção militar do navio…
Hitler era um céptico deste tipo de navios, e provavelmente tinha razão…
Pelo menos quanto ao seu uso no cenário europeu…
Uma parte do mistério que rodeia o
destino deste navio reside nos termos da Comissão Tripartida dos países
aliados, segundo a qual, um navio de categoria C (danificado) deveria
ter sido destruído ou afundado o mais tardar até 15 de agosto de 1946.
Mas agindo à revelia desse acordo, os soviéticos decidiram consertá-lo…
Em março de 1946, o navio estava novamente navegável, sendo a última
fotografia conhecida de 7 de abril de 1947, deixando a cidade alemã
ocupada de Swinoujscie carregado com vários contentores, com aquilo que
supõe que seriam exemplos de armas secretas e componentes industriais,
subtraídos à Alemanha.
A abertura de arquivos soviéticos
permitiu saber que o navio foi rebocado até Leningrado, descarregado e
aqui designado de PO-101. Aqui devia ser reparado e posto novamente a
navegar autónomamente, mas a escala das reparações era demasiado grande e
o projecto foi abandonado. Em 1947, a carcaça foi usada como alvo de
treino da aviação soviética. Depois de atingido por 24 bombas
soviéticas, o Graf Zepelin continuava a flutuar, o que demonstrava a
solidez da sua construção… Finalmente, depois de ter sido alvo de vários
torpedos o porta-aviões afundou-se numa localização desconhecida… Até
hoje.
Fonte: www.dw-world.de
Sabia que a Alemanha Nazi tinha chegado a construir um Porta-Aviões? 1) Sim 2) Não View Results Make your own poll |
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37 Comentários
Sabia da existencia do “bicho” mas não lhe conhecia o destino, nem fotos.
Muchas Gracias pela valiosa informação !
Quanto a esse mistério, julgo que se irá manter…
Mas depois do ataque à URSS (CCCP) era de facto um erro e não fazia qualquer sentido, talvez fosse melhor destruir e aproveitar as matérias-primas.
não é isso, visto os ingleses tinham ainda na altura uma frota considerável
http://www.voodoo.cz/ww2car/brit.html
enfim, nada que fosse alterar o curso da história…
lembro-me do Black Adder a viajar ao passado e matar o Wellington antes da batalha de Waterloo e voltar ao presente e ver o Melchett e o George a cantar a Marselhesa…
“já os porta aviões ingleses eram antigos, menores e mal equipados, para se ter uma idéia o bombardeiro padrão embarcado era o biplano Swordfish… ”
Apenas duas nota: os 3 navios ingleses eram cruzadores ligeiros. O comandante do Graf Spee apenas quis evitar uma derrota em combate. O Graf já estava “ferido” e não tinha salvação.
Os Swordfish eram de facto aviões obsoletos. No entanto, do ponto de vista operacional eram excelentes. De tal maneira o eram que acabaram por sobreviver a modelos que os vinham supostamente substituir.
Aliás, o comandante do Bismark desvalorizou-os, chamando-os de peças de museu… Mas essas peças de museu foram o principio do seu fim…
Agora sobre o Graf Spee, sim ele realmente havia sido avariado mais não seriamente como você alega, o que aconteceu na verdade é que muitos tripulantes foram feridos e ele estava com pouco combustível e munição, não conseguiria fugir para alto mar e por isso entrou no porto, eu assisti ao Documentário A Batalha do Rio da Prata e posso afirmar que aconteceram vários fatores que infuenciaram o Capitão Hans Langsdorff a afundar o Spee, mais os danos ao Navio foram os nenores desses fatores… houve uma campanha de desinformação para levar a crer que haviam vários navios esperando na saida do estuário(o que eram mentira, haviam só dois dos 3 Navios que ele já enfrentara antes e estavam ainda aguardando a chegada do Cumberland pois os dois navios também estavam avariados e o terceiro o Exeter, ardeu em chama por várias horas e estava fora de combate e com o capitão morto), a também proibição de Hitler em internar o navio foi a decisiva por que o capitão achava que iria sair para enfrentar até um porta Aviões, por isso resolveu afunda-lo… já sobre a referência ao fato dos navios Bratitânicos serem Cruzadores Leves, o Graf Spee Também era um Cruzador, só que blindado e com menos Peças de Artilharia dando prioridade ao Calibre Maior, por causa dessa característica foi apelidade de couraçado de bolso por aliar a blindagem de um couraçado com grandes canhões em um navio relativamente pequeno, os Britânicos sempre preferiram abrir mão da Blindagem para ter navios mais velozes e com dezenas de peças de artilharia pequenas no convés, de fato o Graf Spee era maior que os adversários, ele era um Cruzador Blindado Classe Deutschland com 185,9 metros de comprimento e deslocava 14.267 ton, o Exeter era um Cruzador Pesado da Classe Yorke tinha 175,25 metros e deslocava 10.650 ton, já o Ajax, o Achilles eram de fato cruzadores leves, mais a minha opnião continua a mesma, ele lutou contra 3 adversários ao mesmo tempo e foi superior aos adversários, não fosse ao fato do capitão ter hesitado ele poderia ter afundado o Exeter e rumado para a Argentina onde com certeza teria todo o tempo do mundo para ser reparado, abastecido e municiado. sem correr o risco de internação.
Fonte: http://www.grandesguerras.com.br
Sou Fascinado pela historia da II Grande Guerra e acho que ja encontrei um grupo bom de discução de temas relacionados com isso.
Felicidades a todos
Djeise
Concordo plenamente com o amogo Flávio Roberto. Um porta-aviões alemão solto nos aceanos iria causar uma catástrofe para os ingleses. Veja o enorme raio de reconhecimento e ataque de um porta-aviões comparado com outro vaso qualquer. E do ponto de vista da defesa os me-109 poderiam muito bem defender o navio, principalmente se escoltado por poderosos vasos de superfície como os Scharnhorst, navegando em formação cerrada e dando apoio AAe. Para afundar esse conjunto, necessitaria da frota inglesa agrupada e que os alemães aceitacem travar combate, pois como tinham boa velocidade os navios alemães seguiriam varrendo os oceanos e abastecendo-se com suas presas enquanto os ingleses tentavam alcançá-los (veja que eles não seriam cercados, pois não é qualquer força-tarefa que poderia afrontá-los, como ocorreu com o Graf von Spee). E se os ingleses agrupassem uma força para seguir o grupo alemão, deixariam as rotas marítmas a merce dos corsários leves, além é claro, das águas metropolitanas, permitindo a livre circulação de vazos alemães pelo Mar do Norte. Vale lembrar ainde que os oceanos são imensos, não sendo fácil localizá-los (lembre-se que se dividissem a força para procurá-los, quando encontrassem seriam derrotados, então é um beco sem saída).
Fala-se por exemplo de um que terá afundado um navio perto de Peniche, mais concretamente o SS Dago.
Rana
os russos se apossaram do navio,visto que a alemanha estava ocupada e dividida.e importante conhecer o passado e estudar as atitudes impessada e irracionais de determinados seres humanos.
os alemaes sofreram bastante durante a guerra.a cidade de berlim foi completamente destruida por centenas de bombardeios.
PROFESSOR SERGIO NARDOZZI JUNIOR – HISTORIA
REDE ESTADUAL DE ENSINO DE SAO PAULO -EFETIVO
Outro erro da Alemanha foi não ter começado a executar os esforços de guerra logo em 1939 quando a guerra começou, mas eles só foram se preocupar em construir melhores armamentos quando a coisa já estava ficando feia…Alem disso foi uma burrice abrir uma nova frente na união soviética enquanto ainda estavam lutando com a Inglaterra.
A Alemanha teve uma grande chance de dominar o mundo, mas felizmente não soube usar bem seu potencial.
Não tinham razão, claro!
E ainda… Bem!
acho que foi atravez desse blog que soube dessa história primeiro muinto interessante.
seria uma batalha interessante, ver até onde ia o poder da tecologia naval nazista principalmente depois do graf spee.
seria uma batalha que valeria apena ver.
http://www.naufragiosdobrasil.com.br/especialgrafspee.htm
http://eusoukh.blogspot.com/2009/02/tecnologia-nazista.html
mas o outro tem uma reportagem bem interessante sobre os V2… obrigado!
Voltando ao assunto sério. Obviamente, o Rui tem razão. Isso dos dois submarinos nucleares já é um pouco de Sci-fi. Aliás se os alemães tivessem conseguido essa tecnologia, dificilmente a usariam apenas para propulsionar submarinos…
Mas é verdade que a Alemanha Nazi conseguiu um nível tecnológico incomparável. Algo que ainda hoje roça o patamar mitíco e do desconhecido. Acredito que os nazis fizeram muito mais experiências do que aquelas que são conhecidas ( do conhecimento geral, entenda-se ).
sim, se não fosse a sua direção inepta e o erro de atacarem a Rússia cedo demais, a História poderia ser hoje bem diferente.
Mas pronto, o Flávio sabe do que fala mas continuo na minha:
“Os Swordfish eram de facto aviões obsoletos. No entanto, do ponto de vista operacional eram excelentes. De tal maneira o eram que acabaram por sobreviver a modelos que os vinham supostamente substituir.”
E lembro ao Gilberto que o mar é grande, mas não seria assim tão dificil localizar um porta-aviões. Essa era uma razão pela qual as jóias da marinha alemã poucas vezes saiam do abrigo. Quando saíam iam a pique… Não era preciso andarem navios a patrulhar o mar, pelo que a ideia de frotas ocupadas em buscas é descabida. Esse porta-aviões seria encontrado e afundado…
“os navios alemães seguiriam varrendo os oceanos e abastecendo-se com suas presas”
Acha? Os navios alemães viam-se à rasca para fazerem os rendez-vous com os petroleiros… Imagine-se uma frota sedenta! Abastecer com as presas? Geralmente os navios mercantes preferiam ir a pique a entregarem o ouro ao bandido…
E depois:
“Pra começar um cruzador com canhões de 8 polegadas não pode ser considerado leve”
Mas era e é! Um cruzador ligeiro.
E os swordfish conseguiram os seus feitos precisamente porque a Alemanha não tinha porta-aviões para os contrabalançar…. seriam alvos fáceis para os Me109 ou Fw…
a verdade e o seu potencial nunca
sera totalmente revelado e segue
sendo um tema para a especulação
e para a negligencia dos estudiosos
principalmente os que falam portugues
talvez um dia a verdade se revele por si
só ou não
tenho mesmo um livro por publicar sobre as “Armas Secretas Alemãs”… tudo disponível por aqui:
http://movv.org/category/as-armas-secretas-da-alemanha-nazi/
que eu nao me canso de abordar