terça-feira, 5 de julho de 2011
Prinz Eugen
Prinz Eugen foi
um cruzador pesado utilizado pela Kriegsmarine durante a Segunda Guerra
Mundial. Ele foi batizado homenagem ao príncipe Eugênio de Savóia.
Sua construção iniciou-se em 23 de abril de 1936 nos estaleiros da Krupp em Kiel, foi lançado ao mar em 22 de agosto de 1938 e comissionado em 1 de agosto de 1940.
Ao final da Segunda Guerra o navio tornou-se parte da marinha americana, sob a série indicativa IX-300 e afundou em dezembro de 1946 em conseqüência de inundação provocada por avarias sofridas no segundo teste da denominada Operação Crossroads, ultimada em julho de 1946.
Por ocasião da Operação Exercício no Reno (Rheinübung), o Prinz Eugen tornou-se o navio escolta do couraçado Bismarck. Em 24 de maio de 1941 os dois navios alemães foram interceptados pelo cruzador de batalha HMS Hood e pelo couraçado HMS Prince of Wales. Nesse combate, o Prinz Eugen teve a primazia de ser o primeiro navio a obter impactos. O Prinz recebeu ordens de separar-se de seu companheiro de incursão e aproou para a França, debaixo de uma forte tromba d'água. Ludibriando a vigiância britânica e auxiliado pelas péssimas condições do tempo, o Prinz tomou o rumo de Brest.
O porto de Brest era regularmente bombardeado pela RAF, e em 1 de julho o Prinz Eugen foi atingido provocando a morte 60 de seus tripulantes.
O Prinz Eugen deixou a Alemanha com destino a Noruega em fevereiro de 1942. No dia 23 ele foi interceptado e torpedeado pelo submarino britânico HMS Trident, destruindo parte de sua popa. Depois de alguns reparos em Trondheim o cruzador retornou a Kiel para receber uma nova popa. O Prinz Eugen não estaria novamente operacional até 1943.
A partir de agosto de 1944 o Prinz Eugen foi utilizado para atacar as unidades e alvos costeiros russos e impedir o avanço pela costa do Mar Báltico, além de transportar refugiados alemães. Em 15 de Outubro de 1944, devido a densa neblina no Mar Báltico, o Prinz colidiu com cruzador Leipzig, quase partindo-o em dois. Durante 14 horas as duas embarcações ficaram a deriva até que pudessem ser separadas. O Prinz Eugen foi reparado em Gotenhafen e depois continuou a disparar seus canhões contra as forças soviéticas. Em 29 de Março de 1945 o cruzador pesado deixou Gotenhafen pela última vez até chegar a Swinemünde aonde desembarcaria os refugiados. O navio então partiu em direção a Copenhague e devido à falta de combustível não deixaria o porto novamente.
Ao final da guerra, ele era um dos dois únicos cruzadores operacionais da Alemanha cruzador. O Prinz Eugen rendeu-se aos ingleses em Copenhague em 7 de maio de 1945.
Sua construção iniciou-se em 23 de abril de 1936 nos estaleiros da Krupp em Kiel, foi lançado ao mar em 22 de agosto de 1938 e comissionado em 1 de agosto de 1940.
Ao final da Segunda Guerra o navio tornou-se parte da marinha americana, sob a série indicativa IX-300 e afundou em dezembro de 1946 em conseqüência de inundação provocada por avarias sofridas no segundo teste da denominada Operação Crossroads, ultimada em julho de 1946.
Batalhas:
Por ocasião da Operação Exercício no Reno (Rheinübung), o Prinz Eugen tornou-se o navio escolta do couraçado Bismarck. Em 24 de maio de 1941 os dois navios alemães foram interceptados pelo cruzador de batalha HMS Hood e pelo couraçado HMS Prince of Wales. Nesse combate, o Prinz Eugen teve a primazia de ser o primeiro navio a obter impactos. O Prinz recebeu ordens de separar-se de seu companheiro de incursão e aproou para a França, debaixo de uma forte tromba d'água. Ludibriando a vigiância britânica e auxiliado pelas péssimas condições do tempo, o Prinz tomou o rumo de Brest.
O porto de Brest era regularmente bombardeado pela RAF, e em 1 de julho o Prinz Eugen foi atingido provocando a morte 60 de seus tripulantes.
O Prinz Eugen deixou a Alemanha com destino a Noruega em fevereiro de 1942. No dia 23 ele foi interceptado e torpedeado pelo submarino britânico HMS Trident, destruindo parte de sua popa. Depois de alguns reparos em Trondheim o cruzador retornou a Kiel para receber uma nova popa. O Prinz Eugen não estaria novamente operacional até 1943.
A partir de agosto de 1944 o Prinz Eugen foi utilizado para atacar as unidades e alvos costeiros russos e impedir o avanço pela costa do Mar Báltico, além de transportar refugiados alemães. Em 15 de Outubro de 1944, devido a densa neblina no Mar Báltico, o Prinz colidiu com cruzador Leipzig, quase partindo-o em dois. Durante 14 horas as duas embarcações ficaram a deriva até que pudessem ser separadas. O Prinz Eugen foi reparado em Gotenhafen e depois continuou a disparar seus canhões contra as forças soviéticas. Em 29 de Março de 1945 o cruzador pesado deixou Gotenhafen pela última vez até chegar a Swinemünde aonde desembarcaria os refugiados. O navio então partiu em direção a Copenhague e devido à falta de combustível não deixaria o porto novamente.
Ao final da guerra, ele era um dos dois únicos cruzadores operacionais da Alemanha cruzador. O Prinz Eugen rendeu-se aos ingleses em Copenhague em 7 de maio de 1945.
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