T-34
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T-34 | |
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Tipo | Carro de combate Médio |
Local de origem | União Soviética |
História operacional | |
Em serviço | 1940 - presente |
Utilizadores | União Soviética e outros 39 países |
Guerras | Segunda Guerra Mundial e outras |
Histórico de produção | |
Criador | Kharkiv Morozov Machine Building Design Bureau |
Data de criação | 1937-1940 |
Período de produção |
1940-1958 |
Quantidade produzida |
84,070 |
Variantes | Ver texto |
Especificações | |
Peso | 30,9 t (68 122 lb) |
Comprimento | 8 m (26,25 ft) |
Largura | 3 m (9,84 ft) |
Altura | 2,7 m (8,86 ft) |
Equipa | 4 |
|
|
Blindagem do veículo | 70 mm (2,76 in) |
Armamento primário |
76,2 mm F-34 |
Armamento secundário |
2×7,62 mm metralhadoras DT |
Motor | 12-cyl. modelo diesel V-2 500 hp (372 850 W) |
Peso/potência | 16,2 hp/toneladas |
Suspensão | Christie |
Alcance Operacional |
465 km (289 mi) |
Velocidade | 55 km/h |
O T-34 é um tanque médio soviético primeiro produzido em 1940, considerado um dos melhores tanques da Segunda Guerra Mundial. Fora amplamente utilizado pelas forças soviéticas durante a Segunda Guerra Mundial, e exportado em grande quantidade para muitos paises após o conflito. Seu ultimo modelo, o T-34/85, ainda integra as forças armadas de muitos países sub-desenvolvidos.
Em 1940, o T-34 entrou em campo de batalha como sucessor das séries BT de tanques rápidos, substituindo os tanques leves T-28 e BT-7, que eram inferiores ao então recente Panzerkampfwagen IV alemão.
O T-34 fora considerado um dos melhores tanques da sua época, justamente por ter um excelente balanço de todos os aspectos essênciais para os tanques da época: poder de fogo, mobilidade, proteção,custo e simplicidade.
O T-34 também foi o primeiro tanque de guerra a usar o sistema de blindagem angulada, ganhando-se proteção sem ter que aumentar o peso do veículo. Tal pratica foi pioneiro e o é usado até hoje pelos MBTs modernos.
Todavia, a maximização de algumas caracteristicas no T-34 não se deu sem perdas. Sua blindagem angulada e silhueta reduzida, sacrificaram significativamente o espaço interno do veículo, tornando-o muito desconfortável à tripulação, principalmente em viagens longas.
Em batalha, mostrou-se superior em vários aspectos, aos equivalentes alemães, britânicos e norte-americanos.
Seu ótimo desempenho contra os alemães,deu-se, principalmente, por sua superioridade numérica, pois era barato e simples de construir, o que lhe garantia vantagem contra os tanques alemães - geralmente mais pesados.
No final da Segunda Guerra Mundial, a sua produção tinha substituído todos os designs de tanques soviéticos, excepto um pequeno número de tanques Iosef Stalin (IS).
Com o surgimento da Guerra Fria, o T-34 já não atendia as demandas modernas e muitos foram fornecidos á países sub-desenvolvidos, alinhados á União Soviética, como maneira de arma-los e "desafogar" os estoques soviéticos de material de "segunda-linha".
O numero de unidades produzidas fora tão grande que em 1975, a União Soviética ainda detinha grandes quantidades de T-34 na reserva, apesar de há tempos o modelo já ter sido substitudos por modelos "T" mais novos como o T-44e o T-55.
Índice |
Variantes
- T-34/76A - Modelo produzido de 1940.
- T-34/76B - Modelo produzido de 1941.
- T-34/76C - Modelo produzido de 1942 blindagem melhorada.
- T-34/76D - Modelo produzido de 1943.
- T-34/76E - Modelo produzido de 1943.
- T-34/76F - Modelo produzido de 1943.
- T-34/85 - Modelo produzido de 1943 com o novo canhão 85mm e uma blindagem levemente mais grossa no chassi.
- Panzerkampfwagen T-34(r) - T-34 capturado pela Alemanha.
Bibliografia
- Coleção 70º Aniversário da Segunda Guerra Mundial - Fascículo 21, Abril Coleções 2009
- Young, Peter Brigadeiro - Circulo do Livro, 1980 - Pag. 162 a 169
Ver também
Referências gerais
- Wikipédia - T-34 (em inglês)
Ligações externas
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