Panzerkampfwagen VI Tiger
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Panzer VI Tiger | |
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Tiger I em Túnis na Tunísia. |
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Tipo | Carro de combate pesado |
Local de origem | Alemanha Nazi |
História operacional | |
Em serviço | 1942 a 1945 |
Utilizadores | Alemanha Nazi |
Guerras | Segunda Guerra Mundial |
Histórico de produção | |
Data de criação | 1942 |
Fabricante | Henschel & Son[nota 1] e Wegmann[nota 1], (torre Krupp)[nota 2] |
Custo unitário | $250,800 RM |
Período de produção |
1942-1944 |
Quantidade produzida |
1.347 |
Especificações | |
Peso | 138 272 lb (62,72 t) |
Comprimento | 20,64 ft (6,29 m) |
Largura | 11,65 ft (3,55 m) |
Altura | 9,84 ft (3 m) |
Equipa | 5 comandante, artilheiro, armador, op. de rádio/metralhadora e motorista. |
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Blindagem do veículo | 25 a 110 mm |
Armamento primário |
Canhão de 8.8 cm KwK 36 L/56 92 disparos |
Armamento secundário |
Duas Metralhadoras MG34 de 7.92 mm 4.800 disparos |
Motor | Maybach HL230 P45 (V12) a gasolina 700 PS (690.4 hp, 514.8 kW) |
Suspensão | Barra de torção |
Alcance Operacional |
110 a 195Km |
Velocidade | 38Km/h |
O Panzerkampfwagen VI Ausf. E Tiger I foi um tanque pesado da Segunda Guerra Mundial, desenvolvido pela Alemanha Nazista.
O conceito que está na origem do tanque «Tiger I» tem a sua origem em 1937, quando se fizeram estudos sobre tanques mais pesados que os Panzer III e Panzer IV. Esses planos ficaram congelados até que em 1940 foram analisados os tanques pesados ingleses «Mathilda» e franceses «Char-1B» capturados durante a invasão da França, tendo-se decidido reactivar o programa de tanque pesado alemão.
Ocorreram vários reveses no processo de escolha dos modelos apresentados, o VK4501(P) da Porsche e o VK4501(H) da Henschel. Foram construídos protótipos dos dois tanques e o modelo da Henschel foi considerado mais simples de fabricar, tendo sido colocada uma encomenda para 1.300 unidades.
A especificação exigia que o tanque tivesse capacidade para passagem de rios com profundidade até 4 metros e por isso os primeiros 495 veículos tinham essa capacidade, a qual deixou de ser incluida para aumentar o ritmo de produção. Suas principais vantagens estavam na potencia do canhão de 88 milímetros, capaz de destruir qualquer carro de combate da época, e na sua blindagem, a qual suportava impactos de diversos tipos de canhões de alto calibre, porém suas desvantagens apareceram em sua baixa velocidade e curto alcance, sua caixa de cambio apresentava problemas com frequência, imobilizando o tanque, diversos TIGER foram destruidos pela própria tripulação, quando imobilizados por problemas mecânicos, mesmo com essas dificuldades, o único tanque capaz de impor-se ao TIGER foi o T34 soviético, o qual provocou grandes duelos entre tanques, como na batalha de KURSK, onde grande quantidade de tanques T34 e TIGER degladiaram-se.
Índice |
Ver também
- Anexo:Lista de veículos blindados de combate por país
- Blitzkrieg
- Exército
- Forças Armadas
- Panzer
- Tanques
Notas
Referências
- Ficha técnica. (em inglês)
- Informações sobre o motor e seu criador Karl Maybach. (em inglês)
- Tanques da Segunda Guerra Mundial por país e especificações. (em inglês)
- Especificações do motor Maybach HL230 na Wikipédia. (em inglês)
- História e especificações do tanque. (em português)
- WWII Vehicles - Panzerkampfwagen VI Ausf E, SdKfz 181, Tiger; PzKpfw VI Ausf E, SdKfz 181. (em inglês)
Bibliografia
- Coleção 70º Aniversário da Segunda Guerra Mundial - Fascículo 21, Abril Coleções 2009
- Young, Peter Brigadeiro - Circulo do Livro, 1980 - Pag. 162 a 169
Ligações externas
- (em inglês)-Informação detalhada sobre cada detalhe do tanque Tiger I no Tiger I Information Center
- (em inglês)-Relato da restauração do Tiger 131 pelo Museu do Tanque de Bovington
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