terça-feira, 9 de outubro de 2012

4 EXERCITO PANZER ALEMAO

4º Exército Panzer (Alemanha)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
O 4º Exército Panzer (alemão: 4.Panzer-Armee) era, antes de ser designado como exército, o Grupo 4 Panzer (Panzergruppe 4), uma unidade blindada alemã que lutou na Segunda Guerra Mundial, na invasão da França e na frente oriental da guerra.
Nos primórdios da Operação Barbarossa, a invasão da URSS, o Grupo Panzer fazia parte do Grupo de Exércitos Norte e consistia do XXXXI e LV corpos de exército motorizados, com três divisões panzer e duas divisões de infantaria motorizada, equipadas com 631 tanques. Foi a ponta de lança do avanço até Leningrado, até ser transferido para o Grupo de Exércitos Centro, para ajudar na tomada de Moscou.
O 4º Exército Panzer, junto com o 2º Panzer de Heinz Guderian, destruiu incontáveis unidades soviéticas até ser contido às portas de Moscou.
Em 1942, ele se tornou parte do Grupo de Exércitos B e algumas de suas divisões, principalmente a 24ª Panzer, foi cercada e destruída na Batalha de Stalingrado. Sob o comando do general Hoth, o que sobrou do exército blindado que se encontrava fora do cerco, falhou em romper o sítio às tropas sitiadas na cidade, na contra-ofensiva comandada pelo general Erich von Manstein e bateu em retirada, deixando as tropas de Stalingrado entregues à rendição ao inimigo.
O 4º Exército, então reforçado, foi a ponta de lança das forças alemães na Batalha de Kursk, em 5 de julho de 1943, a maior batalha de blindados da história, onde sofreu pesadas baixas, e a última ofensiva alemã na frente oriental.
Após esta batalha, restou aos corpos blindados alemães o combate na defensiva até o fim da guerra, o que fez o 4º Panzer, que se rendeu em maio de 1945 na Tchecoslováquia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário