terça-feira, 9 de outubro de 2012

A GUERRA NA ASIA

Guerra do Pacífico

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Guerra do Pacífico
Parte da(o) II Guerra Mundial
PacificWar artwork.jpg
De cima para baixo e da esquerda para a direita: Ataque a Pearl Harbor; Caça-bombardeiro na Batalha de Midway; Fuzileiro naval(Marine) em ação em Okinawa; Bomba atômica sobre Nagasaki
Data 1941 a 1945
Local China, Sudeste Asiático e Oceano Pacífico
Desfecho Vitória Aliada com rendição incondicional e ocupação do Japão.
Intervenientes
Flag of the United States.svg Estados Unidos
Flag of the Philippines.svg Filipinas
Flag of the Republic of China.svg República da China
Flag of the United Kingdom.svg Reino Unido
British Raj Red Ensign.svg Índia Britânica
Flag of the Federated Malay States (1895 - 1946).svg Malásia Britânica
Flag of Australia.svg Austrália
Flag of the Netherlands.svg Holanda
Flag of the Netherlands.svg Índias Orientais Holandesas
Flag of New Zealand.svg Nova Zelândia
Flag of the Soviet Union.svg URSS (1945).
Merchant flag of Japan (1870).svg Império do Japão
Flag of Manchukuo.svg Manchukuo
Flag of the Republic of China-Nanjing (Peace, Anti-Communism, National Construction).svg Regime de Wang Jingwei
Flag of Thailand.svg Tailândia
1931 Flag of India.svg Índia Livre
Apoiado pela: Flag of German Reich (1935–1945).svg Alemanha Nazista
Principais líderes
Flag of the United States.svg Franklin D. Roosevelt
Flag of the United States.svg Douglas MacArthur
Flag of the United States.svg Chester W. Nimitz
Flag of the United States.svg George C. Marshall
Flag of the Republic of China.svg Chiang Kai-shek
Flag of the Republic of China.svg Chen Cheng
Flag of the Republic of China.svg Ele Yingqin
Flag of the United Kingdom.svg Louis, Lord Mountbatten
Flag of the United Kingdom.svg William Slim
Flag of the United Kingdom.svg Archibald Wavell
Flag of Australia.svg Thomas Blamey
Flag of the Netherlands.svg Hein ter Poorten
Flag of the Soviet Union.svg Aleksandr Vasilevsky.
Merchant flag of Japan (1870).svg Imperador Hirohito
Merchant flag of Japan (1870).svg Tomoyuki Yamashita
Merchant flag of Japan (1870).svg Isoroku Yamamoto
Merchant flag of Japan (1870).svg Hideki Tojo
Merchant flag of Japan (1870).svg Yoshijiro Umezu
Flag of Manchukuo.svg Zhang Jinghui
Flag of Thailand.svg Plaek Pibunsongkhram
1931 Flag of India.svg Subhas Chandra Bose
Vítimas
4,000,000 de militares mortos
17,000,000 de civis mortos
2,000,000 de militares mortos
960,000 de civis mortos
Guerra do Pacífico é o nome com que ficou historicamente conhecido o conflito armado entre o Japão, os Estados Unidos, a Grã-Bretanha, a China e seus aliados durante a Segunda Guerra Mundial - e a precedente invasão e ocupação japonesa da China - ocorrido no Oceano Pacífico e suas ilhas e no Sudeste Asiático.
Inicialmente localizada numa guerra sino-japonesa em território chinês desde 1937, transformou-se numa guerra total a partir de 7 de dezembro de 1941 com o ataque aéreo japonês contra a base naval norte-americana de Pearl Harbor nas Ilhas do Havaí e a subsequente invasão de tropas do Japão a possessões britânicas e holandesas no Sudeste Asiático, de pequenas ilhas e arquipélagos sob domínio dos Estados Unidos e do Commonwealth das Filipinas.
Participaram do conflito, que teve a duração de quase oito anos, o Japão, a China, os Estados Unidos, a Grã-Bretanha, Austrália, Filipinas, Malásia, Tailândia, Birmânia, Índia, Países Baixos, Nova Zelândia, França Livre, Canadá, México, e a União Soviética, esta nos últimos meses do conflito, após o fim da guerra na Europa em maio de 1945.
A China e Coréia (antes de ser dividida) não apoiavam os Aliados diretamente. Mas o império japonês sofria constante rebeliões na China e na Coréia, como as guerrilhas chinesas e os piratas coreanos.
Transformada em guerra por toda a região após quatro anos apenas de conflito sino-japonês, a Guerra do Pacífico se dividiu em duas etapas: entre 1937 e junho de 1942, o Japão manteve a ofensiva e foi vitorioso na ocupação de grande parte do território chinês, na destruição da frota americana em Pearl Harbor, na tomada de Hong Kong e Singapura, invasão e ocupação da Tailândia, Birmânia, Malásia, Filipinas, Nova Guiné, Índias Orientais Holandesas, Ilhas Salomão e de bases americanas em Guam e Wake.
A partir da Batalha de Midway, com a vitória da marinha e da aviação norte-americana impedindo o desembarque das tropas japonesas no atol e a destruição dos principais porta-aviões do Japão, a ofensiva passou para o lado dos Aliados, que num longo caminho por um período de três anos reconquistaria todos os territórios tomados através de grandes batalhas terrestres e navais em Guadalcanal, no Mar de Coral, Tarawa, Golfo de Leyte, Filipinas, Saipan, Iwo Jima e Okinawa, até as explosões atômicas de Hiroshima e Nagasaki que causariam a rendição incondicional do Império Japonês em 2 de setembro de 1945.

Índice

Segunda Guerra Sino-Japonesa

Em 1937, o Japão já havia ocupado a Manchúria e criado um Estado fantoche, em seguida, aproveitou um incidente na fronteira para declarar guerra à China, os japoneses logo invadiriam as principais cidades chinesas. O Presidente Chiang Kai-shek, que lutava contra os comunistas de Mao Tsé-tung, conseguiu criar uma trégua entre os nacionalistas e os comunistas para expulsarem os japoneses. A Força Aérea Japonesa bombardeou as principais cidades matando milhares de chineses. Em pouco tempo, Pequim, Nanquim, Xangai e outras cidades são ocupadas para formarem um novo estado fantoche controlado pelos japoneses, o líder Wang Jingwei torna-se o presidente da China ocupada. Enquanto isso, os nacionalistas e comunistas promoviam uma guerra de guerrilha, provocando pequenas escaramuças e ataques surpresas.

Pearl Harbor

Com a guerra, as potências ocidentais decretam um embargo econômico ao Japão, diante disso, os japoneses planejam um ataque fulminante contra a Frota do Pacífico dos Estados Unidos baseada em Pearl Harbor, Havaí. Acreditando que os principais navios estavam ancorados na base naval, o Almirante Yamamoto planeja o ataque aéreo e em 7 de dezembro de 1941, a Força Aérea Japonesa lança seu ataque surpresa, conseguindo destruir e danificar muitos navios, entretanto, esses navios eram obsoletos, estavam sendo reparados; os principais estavam em alto mar. Apesar do sucesso, os japoneses não conseguiram destruir os mais importantes navios. Logo após o ataque, o Presidente Franklin Roosevelt declara guerra ao Japão e ao Eixo.

Queda de Singapura

O Japão decidiu invadir a Malásia rumo à Cingapura. Apoiado pela Tailândia que permitia a utilização de suas bases pelos japoneses. Em pouco tempo a Malásia foi conquistada, então o Japão preparou o ataque à Cingapura, a principal base britânica na Ásia, considerada uma fortaleza inexpugnável, era o orgulho britânico.
O Japão bombardeou com seus aviões a cidade enquanto o Exército Imperial, liderado pelo famoso General Tomoyuki Yamashita também conhecido como Tigre da Malásia lutava contra os britânicos. Em 15 de fevereiro de 1942, Cingapura caiu. A Malásia e Cingapura tornam-se fornecedoras de matéria-prima para o Japão.

Ocupação da Birmânia

O Japão continuou a estender seus domínios na Ásia atacando a Birmânia, atual Mianmar, devido à sua grande produção de arroz e óleo, além do que, os aliados utilizavam seus inúmeros aeroportos para fornecer recursos aos chineses. Novamente a supremacia aérea japonesa contribuiu para o sucesso da campanha, os britânicos sem condições de resistir aos ataques decidiram abandonar a capital Rangum destruindo os poços de petróleo e o porto, entretanto no resto do país os poços de petróleo ainda estavam intactos e serviriam para abastecer as Forças Armadas do Japão.

Conquista das Filipinas

As Filipinas eram um importante local estratégico norte-americano e logo após o ataque à Pearl Harbor, os japoneses iniciaram a invasão das Filipinas, o General Douglas MacArthur tentou organizar a defesa das ilhas, mas com o forte bombardeio aéreo e naval, estava praticamente impossível resistir, as Filipinas tinham pouca artilharia antiaérea e a força aérea da ilha foi abatida ainda no solo pelo caças japoneses vindos de Formosa. Em pouco tempo as principais ilhas foram tomadas, MacArthur recebe ordens de Roosevelt para embarcar para a Austrália e de lá organizar um contra-ataque. Durante o embarque, MacArthur diz sua famosa frase: ´´Eu voltarei´´.

Ocupação da Indonésia

As Índias Orientais Holandesas, atual Indonésia, eram grandes produtoras de petróleo e borracha, essenciais para a máquina de guerra japonesa, quando a Holanda foi ocupada pela Alemanha Nazista, a Rainha Guilhermina refugiou-se na Inglaterra e pressionada pelos aliados também decretou embargos econômicos ao Japão. Os japoneses então prepararam a invasão das Índias Orientais que eram defendidas pelo Exército Real, a Marinha e a Força Aérea Japonesa iniciaram o ataque, os aliados enviam navios de guerra para ajudar os holandeses, em 27 de fevereiro de 1942, inicia a Batalha do Mar de Java, os navios aliados tentam impedir o desembarque de japoneses, entretanto, com o apoio dos bombardeiros japoneses, a frota aliada é destruída em 1 de março, permitindo o desembarque de tropas na ilha de Java, os indonésios aclamaram os japoneses como libertadores do domínio holandês. As forças aliadas sobreviventes aos ataques recuaram para a Austrália, com a ocupação da Indonésia, os japoneses obtiveram grandes quantidades de petróleo à sua disposição.


Changde battle 2.jpg
A partir de 1937 e até 1945, o Japão e a China travaram uma guerra em território chinês, que desembocaria na Guerra do Pacífico com a entrada no conflito de nações de todo mundo em 7 de dezembro de 1941.

USS Nevada 2nd grounding off Waipio Point Nara 80-G-33020.jpg
Em 7 de Dezembro de 1941, aviões da marinha Imperial Japonesa atacaram a frota norte-americana fundeada no porto de Pearl Harbor, no Havaí, dando início a Guerra do Pacífico.

Japanese troops marching through Fullerton Square, Singapore.jpg
Tropas japonesas invadiram a península de Singapura por terra e ocuparam a possessão britânica na Ásia.

Arakan Campaign Indian Division at observation.jpg
Guerra de ocupação da Birmânia entre japoneses e britânicos no início do conflito e a subseqüente retomada do país pelos Aliados.

Japanese light tanks moving toward Manila.jpg
Batalha pela conquista das Filipinas pelos japoneses contra norte-americanos e filipinos entre dezembro de 1941 e maio de 1942, causou a derrota dos Aliados e o domínio japonês no país até 1945.

Naval Base Mariveles.jpg
A mais violenta das batalhas terrestres do começo da guerra, durante a primeira Batalha das Filipinas, quando os defensores norte-americanos e filipinos entrincheirados na Península de Bataan foram atacados por tropas japonesas durante três meses até a rendição final.

Corregidor gun.jpg
A batalha na ilha fortaleza de Corregidor na Baía de Manila, que resistiu cercada por quatro meses aos ataques japoneses, foi o final da primeira Batalha das Filipinas, com a rendição das forças aliadas em 1942.

USS Lexington brennt.jpg
Primeira batalha naval entre japoneses e americanos na Guerra do Pacífico

Midwayschlacht Bild06.jpg
A maior batalha naval da história causou a destruição dos porta-aviões japoneses e o começo da reviravolta na guerra.

Exeter sinking.jpg
A maior batalha apenas entre navios de superfície no início da Guerra do Pacífico.

GuadPatrol.jpg
Primeira batalha terrestre e naval na zona da Ilha Guadalcanal entre japoneses e norte-americanos depois da ocupação do Sudeste Asiático pelo Japão, marca o começo da Marcha sobre Tóquio.

USS Enterprise-Bat Santa Cruz.jpg
Batalha aronaval entre japoneses e norte-americanos depois da ocupação do Sudeste Asiático pelo Japão, simultânea à Batalha de Guadalcanal.

Marines at Tarawa.jpg
A primeira batalha terrestre dos atóis do Pacífico, causou o maior número proporcional de baixas dos Estados Unidos na guerra.

Iwo Jima amtracs.jpg
Primeira batalha travada entre japoneses e americanos em solo japonês.

Marine with a flamethrower.jpg
Vitória na batalha do Mar das Filipinas e posterior desembarque e ocupação das ilhas de Guam, Saipan e Tinian pelos norte-americanos.

Princeton burning.jpg
Maior batalha naval da II Guerra Mundial e dos tempos modernos, marca o início da reconquista das Filipinas em 1944 pelas tropas aliadas.

Japanese light tanks moving toward Manila.jpg
Batalha terrestre pela reconquista das Filipinas pelos Aliados em 1944 e 1945 contra os ocupantes japoneses ali instalados desde a vitória na primeira Batalha das Filipinas em 1942.

Batalha pela conquista de Manila entre as tropas norte-americanas e japonesas em 1945, que causou a destruição completa da capital filipina, no maior conflito urbano da Guerra do Pacífico.

Okinawa 03.jpg
Batalha final da Guerra do Pacífico com a derrota japonesa. Após ela, o Japão se rendeu com o bombardeio atômico de Hiroshima e Nagasaki.

Soviet invasion of Manchuria (1945).gif
A invasão terrestre do Norte da China, Manchúria e a porção norte da Coréia pelas tropas soviéticas, em agosto de 1945, levou à destruição do Exército Imperial japonês que ocupava a China e a Península Coreana, acelerando o fim da Guerra do Pacífico .

Nagasakibomb.jpg
A destruição das duas cidades japonesas por duas bombas atômicas em agosto de 1945 levou o Japão à rendição e ao fim da Guerra do Pacífico e da II Guerra Mundial.

Ícone de esboço Este artigo sobre Segunda Guerra Mundial é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.


Ver avaliações
Avaliar esta página
Credibilidade
Imparcialidade
Profundidade
Redação

Nenhum comentário:

Postar um comentário