segunda-feira, 8 de outubro de 2012

A MURALHA DO ATALNTICO

Muralha do Atlântico

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Torre de observação Alemã, situada em Les Landes, St. Ouen, Jersey.
Søndervig, Dinamarca
Søndervig, Dinamarca
A Muralha do Atlântico, foi uma linha de defesa das tropas alemãs, erguida na Segunda Guerra Mundial, que se estendia desde a fronteira franco-espanhola até à Noruega.
Embora nunca tenha sido completada, foi iniciada durante a ocupação da França com o objectivo de constituir uma espécie de Linha Siegfried contra uma hipotética invasão das tropas aliadas, com origem na Grã-Bretanha, pelo Oceano Atlântico.
O seu projeto foi concebido pelo mesmo autor do da Linha Siegfried, que delimitava o território alemão a Leste, o engenheiro Fritz Todt, e os trabalhos foram empreendidos com o recurso a mão-de-obra forçada.
No início de 1944, após a derrota do Afrika Korps no norte de África, o marechal-de-campo Erwin Rommel, foi destacado para liderar as forças alemãs estacionadas na costa de França, e encarregue de fortificar a Muralha. Rommel considerou as fortificações existente inadequadas, e iniciou a construção de postos fortificados, que compreenderiam peças de artilharia, valas anti-tanques, bunkers de betão e metralhadoras. As zonas costeiras foram preenchidas com estruturas de metal, com o objectivo de dificultar ou impedir o desembarque de tropas ou veículos, destruíndo-os antes de chegarem às praias. Foram também instaladas cerca de 6.000.000 de minas, nas águas junto à costa e nas próprias praias. Outros postos fortificados foram instalados, mais para o interior e junto às principais estradas de acesso ao mar. As defesas da Muralha eram mais densas na região do estreito de Calais, onde muitos militares alemães acreditavam que o golpe Aliado seria desferido.
No dia 6 de Junho de 1944, a invasão teve de facto lugar, tendo previamente os Aliados levado as chefias alemãs a pensar que a invasão teria lugar em pontos diversos, como o Pas-de-Calais ou a Escandinávia, dentro de uma operação de dissimulação codinominada Operação Fortitude.

Ver também

Ligações externas

O Commons possui uma categoria com multimídias sobre Muralha do Atlântico
Ícone de esboço Este artigo sobre História ou um historiador, integrado ao Projeto História é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Ver avaliações
Avalia

Nenhum comentário:

Postar um comentário