domingo, 7 de outubro de 2012

INVASAO DA POLONIA PARTE 2 A BATALHA DE VARSOVIA





Campas de soldados da Polónia tombados durante a Batalha de Varsóvia de 1939
A batalha de Varsóvia de 1939 foi a maior batalha ocorrida durante a invasão da Polônia pela Alemanha Nazi, na Segunda Guerra Mundial. Ela envolveu de um lado as tropas da Alemanha e do outro as tropas polonesas e uma pequena milícia de civis voluntários de Varsóvia.
Em 1 de setembro de 1939, a cidade começou a ser bombardeada pelos aviões da Luftwaffe (Força Aérea Nazista).
A luta em terra começou em 8 de setembro, quando os primeiros tanques alemães chegaram a área de Wola e subúrbios do sul e oeste da cidade. O cerco à cidade durou até 28 de setembro, quando a guarnição polonesa do general Walerian Czuma capitulou. No dia seguinte, aproximadamente cem mil soldados poloneses deixaram a cidade ou foram aprisionados. Em 1 de outubro a Wehrmacht entrou em Varsóvia, iniciando uma ocupação militar que durou até a libertação pelos aliados em 17 de janeiro de 1945.
O centro de Varsóvia queima após um ataque aéreo da Luftwaffe

Defesa de Varsóvia

A invasão e tomada de Varsóvia parecia uma ação extremamente fácil, afinal, a superioridade militar alemã ficara evidente nas batalhas anteriores. Porém, uma resistência inesperada foi encontrada. Aparentemente inferiores, os poloneses ofereceram uma dura resistência aos ataques da infantaria alemã.

Fim da batalha

Apesar de ter resistido bravamente aos ataques alemães, Varsóvia caiu após 16 dias de resistência pois a Alemanha tinha um forte poder bélico.
Ícone de esboço Este artigo sobre batalhas (genérico) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Ver avaliações
Avaliar esta página
O

Nenhum comentário:

Postar um comentário