terça-feira, 9 de outubro de 2012

SUICIDIO DE HITLER PARTE 3

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

O Suicidio de Adolf Hitler - Parte III

O cadáver do primeiro cão se tratava da cadela de Hitler, Blondi. O exame no cadáver de Blondi não revelou ferimentos, apenas à análise química do seu intestino confirmou o envenenamento por cianureto. O cadáver do segundo era de um dos cães de Eva Braun, chamado de Wolf. No corpo do filhote foram encontradas varias marcas de tiros no tórax e um ferimento letal na cabeça [disparado de cima para baixo] com grande perda de materia encefalica. Também foi encontrado vestígios de cianureto no cadáver do filhote. Os legistas soviéticos definiram a morte de Wolf da seguinte maneira: “O animal foi forçado a ingerir veneno, e durante a sua agonia foi alvejado por disparos de arma de fogo”.

A intensa busca pelo corpo de Hitler levou o Exército Vermelho a encontrar, somente no jardim da Chancelaria, os restos mortais, em alguns casos apenas partes, dos corpos de aproximadamente treze pessoas. O bombardeio russo contra o jardim da Chancelaria nas ultimas horas das hostilidades havia sido tão intenso que a maior parte dos corpos havia explodido em pedaços que se espalharam por uma grande área. Eram tantos os fragmentos que os russos fizeram uso de peneiras para recolhê-los. Havia dois tipos de peneiras: uma com arame mais grosso, semelhante à cerca de galinheiro, e outra mais fina semelhante às usadas em jardins e hortas, de modo que toda a terra tinha de ser passada pelas duas peneiras.


SOLDADOS ALIADOS ANALIZAM O SOFA ONDE HITLER SE MATOU

Em Junho de 1945, o tenente-coronel Wilfred-Jones recebeu permissão para entrar no bunker, era a primeira vez que um aliado ocidental entrava no local. Jones recordou mais tarde:

“Meu amigo russo e eu examinamos o sofá onde Hitler cometeu suicídio. Os sinais indicavam que alguém sentado no canto havia cometido suicídio com arma de fogo, porque o sangue tinha escorrido pelo braço do sofá e pingado no chão, onde havia manchas escuras. Na parede havia diversas manchas de sangue, como se uma cabeça ferida tive se encostado nela”.



MANCHAS DE SANGUE NO BRAÇO DO SOFA ONDE HITLER SE MATOU

Também foram encontrados perto do sofá, onde Hitler e Eva Braun cometeram suicídio, os invólucros de latão que eram usados para armazenadas as ampolas de cianureto. Muitas testemunhas contrariam a versão de que Hitler se matou com um tiro na boca, dizendo que o mesmo, disparou contra a sua temporã direita.



SOFA ONDE HITLER COMETEU SUICIDIO. E POSSIVEL VER O SANGUE QUE ESCORREU PELO BRAÇO DO SOFÁ


Porem a dois indícios de que Hitler realmente disparou a arma dentro da boca: o primeiro indicio é uma conversa, que de acordo com as testemunhas aconteceu provavelmente entre os dias 27 e 29 de abril de 1945, em que estavam presentes as secretarias de Hitler, Traudl Junge, Gerda Crhistiam e sua amante Eva Braun. Eles discutiam tranquilamente “a melhor forma de se matar”. Segundo as memórias de Traudl Junge, Hitler teria dito:

- “O melhor e disparar a arma dentro da boca, o crânio estoura e a morte é instantânea.”

segundo indicio, na verdade, é uma observação forense, constatada pelos legistas soviéticos, que observaram pequenas fraturas nos ossos do maxilar e da mandíbula de Hitler [ver mais adiante no laudo da autopsia] que provavelmente foram causadas pela pressão da deflagração da arma dentro da boca. No entanto o segundo indicio é o mais fraco de todos quando se considera que o corpo do ditador foi exposto as chamas e ficou durante dias enterrado em um terreno arenoso que havia se tornado alvo de constante bombardeio da artilharia soviética. Aquelas fraturas, no maxilar e na mandíbula, poderiam ter sido causadas por inúmeros fatos além dos acima expostos.


TERRENO DO JARDIM DA CHANCELARIA VISTO DO AR.

- IV -
A AUTOPSIA


Klimenko estava certo de que os corpos recentemente encontrados eram de fato de Hitler e de sua esposa Eva Braun. Em um relatório publicado por ele na Alemanha em 1968, relatou que o capitão Deryabin e um motorista envolveram em lençóis os cadáveres que foram transportados para o quartel-general do Terceiro Exército de Choque, onde foram informados de que deveriam transportar os corpos para o 496º Hospital de campo, na base da SMERSH, em Berlin-Buch na extremidade nordeste de Berlim. La encontraram a comissão de autopsias composta por:

Dr. N. A. Kraevski;
Dra. Anna yakovlevna Marante;
Dr. Boguslavski;
Dr. Yulli Valentinovitch Gulkevitch;
Sob a direção do medico legista geral:
Dr. Faust Iosifovitch Chkaravski;


DR. FAUST IOSIFOVITCH CHKARAVSKI, O CHEFE DA EQUIPE DE AUTOPSIAS

Os corpos foram numerados de 1 a 13, e a seqüência das dissecações foi à seguinte:

7 de maio de 1945
- Cinco filhos de Joseph Goebbels: Heda, Heide, Holde, Helga, Hilde.
- Os cachorros de Hitler: Blondi e Wolf.

8 de maio de 1945
- Filho de goebbels Helmunth
- Eva Braun
- Adolf Hitler

9 de maio de 1945
- Joseph Goebbels
- Magda Goebbels
- General Krebs


LOCAL ONDE FORAM REALIZADAS AS AUTOPSIAS


O trabalho dos peritos foi mais simples quando chegou à vez dos filhos de Goebbels e do general Hans Krebs, pois seus corpos não estavam danificados. A evidência medica, consequentemente contraria a afirmação que prevalece nos escritos históricos do ocidente de que o general Hans Krebs, se suicidou com um tiro; na verdade esta e uma afirmação totalmente falsa, Krebs se matou ingerindo cianureto apenas. Os laudos das autopsias numeradas de 1 a 13 estão a seguir reproduzidos na integra:

DOCUMENTO Nº 1
Concernente ao exame médico-legal do cadáver de uma menina desconhecida, aparentando aproximadamente 15 anos (uma filha de Goebbels?)

7.V.1945, Berlin-Buch
Necrotério hospital de campanha para cirurgia nº 496


A DIREITA HELGA GOEBBELS AINDA VIVA. A ESQUERDA HELGA GOEBBELS NA MESA DE AUTOPSIA

A comissão constituída pelo perito-chefe, medicina legal, 1º frente Bielo-russa, Serviço medico, tenente-coronel F.I. Shkaravski; anatomista-chefe, exercito vermelho, serviço medico, Tenente-coronel N. A. Krayevski; anatomo-patologista, chefe em exercício,1º frente Bielo-russa, Serviço medico, Major A.Y. Marants; perito militar, medicina legal, 3º exercito de choque, serviço medico, Major Y. I. Boguslavski; anatomo-patologista do 3º exército de choque, Major, Y. V. Gulkevitch, por ordem do membro do conselho militar da 1º frente Bielo-russa, Tenente-General Telegrin, realizamos em 3 de maio de 1945 o exame médico-legal de uma menina desconhecida (provavelmente o cadáver de uma filha de Goebbels.)

RESULTADO DO EXAME

A. EXAME EXTERNO

O cadáver e de uma menina aparentando ter cerca de 15 anos de idade, bem nutrida, vestida numa camisola azul-escuro enfeitada com rendas. Altura: 1,58m. Medida do tórax na altura do bico dos seios: 65 cm. Coloração da epiderme e das membranas mucosas visíveis, rosa claro com matrizes azulados. Nas costas manchas vermelhas de lividez da morte com matrizes azuladas que não desaparecem ao exercer pressão. Unha dos dedos azulada. Na região da omoplata e das nádegas, a pele devido a pressão esta bastante pálida. Descoloramento verde sujo na pele abdominal, devido a putrefação. Rigidez cadavérica perceptíveis apenas nas articulações dos pés. Forma da cabeça alongada, inclinada lateralmente. Cabelos compridos louro-escuro, trançados, formato da face oval, apontando para o queixo. Testa levemente recuada. Cor das sobrancelhas louro-escuro, pestanas longas. Cor da íris azul. Nariz reto, regular, pequeno, olhos fechados. Conteúdo sangüíneo da conjuntiva bastante aumentada. Ossos nasais e as cartilagem parecem inalterados ao tato. As fossas nasais e os canais auditivos externos desobstruídos. Boca fechada, ponta da língua presa entre os dentes. Ao virar o corpo e pressionando a caixa torácica, excreção de soro sangüíneo da boca e nariz do corpo e emanação de um cheiro fraco de amêndoas amargas. A boca contem 28 dentes: 8 incisivos, 4 caninos, 8 pré-molares, 8 molares. As mandíbula superior e inferior tem 14 dentes cada. Nenhum defeito no esmalte. Na boca, entre os lábios e as bochechas, a extremidade de uma ampola de vidro azulado com um pequeno ponto vermelho no centro e vários estilhaços de vidro da parede da ampola que foram encontrados. Caixa torácica normalmente desenvolvida, glândulas mamarias pequenas, nenhum pelo axilar perceptível. Abdome raso. Órgão genitais externos normalmente desenvolvidos. Lábios maiores e monte de vênus cobertos de pelos ate a borda superior da sínfise. Hímen anular. Ao tato, os ossos das extremidades não parecem danificados. Os pés nas articulações, consideravelmente distendidos. Nenhum sinal de uso de violência na superfície do corpo.

B. EXAME INTERNO

Os orgãos torácicos e abdominais em suas posições normais. O pericárdio contem aproximadamente duas colheres de chá cheias de fluido seroso claro. Nas superfícies posterior e anterior de ambos os pulmões e também entre os lobos acima da pleura, numerosas hemorragias de tamanho variável, de 1,5 mm a 3 mm de diâmetro são observadas. Ambos os pulmões são vermelhos na superfície externa, vermelho-escuros na superfície interna, e esponjosos ao tato. Pressionando, a superfície de corte de ambos os pulmões segregam pequena quantidade de um liquido espumosos vermelho escuro. A membrana mucosa do aparelho respiratório superior e vermelho escura. O coração e do tamanho do punho direito do cadáver. Peso do coração 200g, nos ventrículos cardíacos sangue, liquido escuro. O músculo cardíaco tem consistência flácida. Espessura da parede do ventrículo direito 0,3 cm, do ventrículo esquerdo 0,6 cm. Válvulas cardíacas finas e transparentes. Artérias pulmonares desobstruídas. Revestimento da aorta macio e brilhante. Peritônio macio e brilhante. Presente cerca de duas colheres de sopa cheias de fluido peritoneal livre. Revestimento da membrana mucosa do esôfago azulado. O estomago contem aproximadamente 200 cm³ de uma substancia amarelada tipo alimento. Pregueado da membrana mucosa do estomago distendido. Conteúdo dos intestinos típico. Membrana mucosa do intestino delgado e do colon algo pálida. As dimensões do fígado 22 x 11 x 13 x 9 cm; fígado bem suprido de sangue, de firmeza normal, estrutura algo esmaecida. A vesícula biliar contem cerca de 20 cm³ de bílis amarelada; sua membrana mucosa e granulada. O canal biliar esta desobstruído. O pâncreas esta no estado de maciez pos-mortem. As medidas do baço são 10 x 5,5 x 2 cm. Cápsula do baço enrugada, a superfície de corte vermelho escura de ginja, flácida (resultado da putrefação). Glândulas supra-renais pálidas e amaciadas. Ambos os rins são de irregular dimensões 9,5 x 5 x 3 cm, suas cápsulas facilmente descartáveis, a superfície e macia, a estrutura esmaecida na superfície de corte (efeito da putrefação). Membrana mucosa da região renal pálida. Útero firme, 4 cm de comprimento, na altura das trompas de falópio 3 x 2 cm de largura. Orifício externo em forma de ranhura, fechado. Na cavidade uma pequena quantidade de muco, membrana intra-uterina pálida. Nenhuma alteração notável nos ovários e nas trompas de falópio. Ossos do crânio intactos, vasos da dura matêr algo obstruídos; no seio transverso uma pequena quantidade de liquido sangüíneo. Obstrução acentuada dos vasos sanguíneos das meninges. Matéria encefálica exala acentuado cheiro de amêndoas amargas. Os ventrículos cerebrais contem uma pequena quantidade de fluido claro. O plexo vascular e bem suprido de sangue.

Retido para exame médico-legal:

1) Vaso – Seção do estomago com conteúdo
2) Vaso – Seções do intestino delgado e do colon com conteúdo.
3) Vaso – Seções dos pulmões, coração, fígado, baço e rins.
4) Vaso – Seção do cérebro.
5) Tubo de ensaio com sangue.

Os objetos enumerados, sem adicionamento de preservativos, foram entregues em 7/5 para teste de veneno ao laboratório de campanha Medico-epidemiologico nº 291.

Nota:

Objeto anexo ao documento: Tubo de ensaio com estilhaços de vidro de uma ampola que foi encontrada na boca do corpo.

Assinaturas da comissão:

Assinado (Shkaravski)
Especialista chefe, medicina legal
1º frente Bielo-russa, serviço Medico,
Tenente-Coronel

Assinado(Krayevski)
Anatomo-patologista, chefe, serviço medico, Exercito vermelho, tenente-coronel.

Assinado (Boguslavski)
Especialista-militar, medicina legal,
3º exercito de choque, serviço medico major.

Assinado (Gulkevitch)
Anatomo-patologista militar
3º exercito de choque, serviço medico, Major.


CONCLUSÃO

Baseada na autopsia médico-legal do cadáver de uma menina de cerca de 15 anos e no teste químico-legal dos seus órgãos internos, a comissão chegou a seguinte conclusão:

1 - A autopsia não revelou ferimentos ou mudanças patológicas que pudessem ter causado a morte da menina.
2 - Foram encontrados na boca, estilhaços de uma ampola de vidro esmagada; ao abrir o corpo foi notado um cheiro acentuado de amêndoas amargas e o exame químico dos órgãos internos determinou a presença de compostos de cianeto.
3 - A conclusão alcançada e, portanto, que a morte da menina de 15 anos foi causada por envenenamento com compostos de cianeto.

Assinaturas da comissão.

Assinado (Shkaravski)
Especialista chefe, medicina legal.
1º frente Bielo-russa, serviço Medico,
Tenente-Coronel

Assinado (Krayevski)
Anatomo-patologista, chefe, serviço medico, Exercito vermelho, tenente-coronel.

Assinado (Marants)
Anatomo-patologista, chefe em exercício,
1º frente Bielo-russa, serviço medico,
Major

Assinado (Boguslavski)
Especialista-militar, medicina legal,
3º exercito de choque, serviço medico major.

Assinado (Gulkevitch)
Anatomo-patologista militar
3º exercito de choque, serviço medico, Major.


DOCUMENTO Nº 3
Concernente ao exame médico-legal do cadáver de um cão pastor alemão

Berlin-buch 7.V.1945
Necrotério hospital de campanha para cirurgia nº 496

A comissão constituída pelo perito-chefe, medicina legal, 1º frente Bielo-russa, Serviço medico, tenente-coronel F.I. Shkaravski; anatomista-chefe, exercito vermelho, serviço medico, Tenente-coronel N. A. Krayevski; anatomo-patologista, chefe em exercício,1º frente Bielo-russa, Serviço medico, Major A.Y. Marants; perito militar, medicina legal, 3º exercito de choque, serviço medico, Major Y. I. Boguslavski; anatomo-patologista do 3º exército de choque, Major, Y. V. Gulkevitch, por ordem do membro do conselho militar da 1º frente Bielo-russa, Tenente-General Telegrin, realizamos em 3 de maio de 1945 o exame médico-legal de um cão pastor alemão.

RESULTADOS DO EXAME:

A. EXAME EXTERNO


Cadáver de um cão grande (fêmea). Raça: Pastor alemão. Cor do pelo: Cinza-escuro nas costas, cinza claro no peito. Manchas negras no focinho. Cauda moderadamente felpuda. Comprimento do cadáver da protuberância occipital a junta da cauda: 91 cm. Dentes brancos, pontas dos dentes caninos algo gastas. Tetas cinza, bem desenvolvidas, nenhuma segregação ao pressionar. Na membrana mucosa da língua foram encontrados dois estilhaços de uma ampola de vidro de paredes finas: Parte do fundo da ampola e da parede. Estilhaços menores com arestas vivas foram encontrados na membrana do palato, muco dentro do sangue do focinho. Hemorragias em torno dos estilhaços.
Não foram observados outros ferimentos no cadáver do cachorro; ao tato, os ossos longitudinais parecem intactos.

B. EXAME INTERNO

Posição dos órgão internos normal, suprido de sangue normal. Nos cardíacos e nos grandes vasos sanguíneos grandes coágulos vermelhos de sangue livres. Quando da abertura percebeu-se um acentuado cheiro de amêndoas amargas. O estomago e os intestinos contem quantidade considerável de alimento semi-digerido com desagradável cheiro azedo. Dez cm³ de sangue foram retirados e colocados num tubo de ensaio para teste químico;coloca-se em vasos de vidro seções dos pulmões, do coração, do fígado, dos rins, do baço, do estomago e dos intestinos. Os objetos numerados, sem adição de preservativos, foram entregues ao laboratório de campanha medico-epidemiologico nº 291 para teste químico-legal de presença de compostos de cianeto e venenos básicos.

Assinaturas da comissão

Assinado (Shkaravski)
Especialista chefe, medicina legal
1º frente Bielo-russa, serviço Medico,
Tenente-Coronel

Assinado(Krayevski)
Anatomo-patologista, chefe, serviço medico, Exercito vermelho, tenente-coronel.

Assinado (Boguslavski)
Especialista-militar, medicina legal,
3º exercito de choque, serviço medico major.

Assinado (Gulkevitch)
Anatomo-patologista militar
3º exercito de choque, serviço medico, Major.


CONCLUSÃO

Baseada no exame médico-legal do cadáver de um pastor alemão e no exame químico-legal dos órgão internos, a comissão chegou as seguintes conclusões:
1 - A dissecação não revelou ferimentos ou alterações patológicas que pudessem ter causado a morte do cachorro.
2 - Na membrana mucosa do focinho e da língua foram encontrados estilhaços de uma ampola de paredes finas, a dissecação do cadáver liberou cheiro de amêndoas amargas e no teste químico-legal foi confirmada a presença de compostos de cianeto nos órgão internos.
3 - Concluímos, portanto, que a morte do cachorro foi causada por envenenamento por compostos de cianeto

Assinaturas da comissão

Assinado (Shkaravski)
Especialista chefe, medicina legal.
1º frente Bielo-russa, serviço Medico,
Tenente-Coronel

Assinado (Krayevski)
Anatomo-patologista, chefe, serviço medico, Exercito vermelho, tenente-coronel.

Assinado (Marants)
Anatomo-patologista, chefe em exercício,
1º frente Bielo-russa, serviço medico,
Major

Assinado (Boguslavski)
Especialista-militar, medicina legal,
3º exercito de choque, serviço medico major.

Assinado (Gulkevitch)
Anatomo-patologista militar
3º exercito de choque, serviço medico, Major.

DOCUMENTO Nº 5

Concernente ao exame médico-legal do cadáver parcialmente carbonizado de um homem desconhecido (presumivelmente o cadáver de Goebbels)

9. V. 1945, Berlin-Buch
Hospital de campanha para cirurgia nº 496


CORPO DE JOSEPH GOEBBELS SENDO AUTOPSIADO


A comissão constituída pelo perito-chefe, medicina legal, 1º frente Bielo-russa, Serviço medico, tenente-coronel F.I. Shkaravski; anatomista-chefe, exercito vermelho, serviço medico, Tenente-coronel N. A. Krayevski; anatomo-patologista, chefe em exercício,1º frente Bielo-russa, Serviço medico, Major A.Y. Marants; perito militar, medicina legal, 3º exercito de choque, serviço medico, Major Y. I. Boguslavski; anatomo-patologista do 3º exército de choque, Major, Y. V. Gulkevitch, por ordem do membro do conselho militar da 1º frente Bielo-russa, Tenente-General Telegrin, realizou o exame medico-legal do cadáver parcialmente carbonizado de um homem desconhecido.

RESULTADOS DO EXAME

A. EXAME EXTERNO


Junto ao cadáver foram encontradas duas botas pretas de couro chamuscadas, com cadaços, a parte de trás da bota direita um pouco mais larga em relação a esquerda. Sua largura corresponde as medidas do aperelho ortopédico que foi enviado junto com o corpo. A braçadeira de metal 2 cm de largura e destinada a perna e tem duas fivelas anelares do mesmo metal que prendia entorno dos músculos da perna. A paret inferior da braçadeira consiste em couro com uma sola metalicaque se adpta ao pe direito do morto. Por baixo do cadáver foram encontradas peças de roupoas queimadas e uma pistola Walther nº 1 enegrecida pelo fogo. Outros objetos foram encontrados juntos ao cadáver: um pedaço chamuscado de lã preta com uma listra preta brilhante, como se usa sob a forma da guarnição preta estreita na costura externa de calças civis, as guarniçoies chamuscadas e parte da gola do uniforme amarelo-brilhante do NSDAP com forro de seda amarelo-ouro, pedaços chamuscados de uma camiseta branca com a marca da fabrica “4326, 3716, 381235, A. S. – 11797 APTD”. E um peito de camisa com a marca vermelha de lavanderia costurada a mão “4327-8”. Meias de seda escura parcialmente queimadas calçadas nos pés do cadáver, em torno do pescoço um fita de seda com um distintivo circular de metal ostentando a suastica e as iniciais NSDAP. O cadáver é o de um homem de estatura subnormal aparentando 45 a 50 anos de idade, seriamente carbonizado, que ficou na posição de boxador, com os braços estendidos e meio dobrados nas articulações dos cotovelos, pernas igualmente meio dobradas nas articulações dos joelhos, rosto e pescoço carbonizados (parte superior do pescoço mais carbonizada do lado direito); estão negros. Os lobos das orelhas estão conservados com petuberancias pequenas, carbonizadas e informes. Os contornos do crânio e da face conservaram a sua forma; os olhos estão fechados, algo afundados; o nariz e razoavelmente grande com uma pequena saliência na parte media da ponte e sua largura proporcional ao comprimento; boca semi-aberta, os dentes superiores grandes protraindo acentuadamente em relação aos inferiores (prognatismo). A testa e acentuadamente recuada, a face afiliada na direção do queixo pontudo.

 
CADAVER DE GOEBBELS


A circunferência do crânio na linha da protuberância occipital e do sulco supra-orbital e de 50 cm. Maior dimensão diagonal da protuberância occipital ao pescoço: 24 cm. Maior dimenção através da cabeça: 15 cm. Lateranmente o crânio e consideravelmente achatado (quase um dolicocéfalo). Cabelo faltando, queimado. Boca semi-aberta, lábios secos, pretos e carbonizados. Antebraço direito faltando, extremo do coto conservado, carbonizado, negro esmigalhando-se. Braço esquerdo e perna esquerda estão conservados, chamuscados, apresentam varias fissuras profundas no tecido da pele e os músculos chamuscados, desidratados. Também estão chamuscada a parede toraxica e a metade esquerda dos quadris. A coxa direita e parte da perna esquerda estão corbonizadas. Os órgãos genitais externos mantiveram o seu contorno, mas estão bastante reduzidos no tamanho, encolhidos, secos. A pele das duas pernas tem consistência apergaminhada, coloração marrom. A perna direita mede 33,5 cm da petuberancia externa do tornozelo ate a aresta superior da parte externa da epífise da tíbia; a perna esquerda mede 38 cm entre os mesmos pontos. A circunferência da perna direita na sua espessura máxima e de 18 cm, na esquerda, contudo, e de 27 cm. Se bem que a perna direita esteja carbonizada, a atrofia pronunciada comparada com a esquerda pode ser logo determinada.
CORPO DE JOSEPH GOEBBELS


O perímetro da coxa em torno da altura media: 35 cm; na esquerda, contudo, 43,5. O pé direito não foi alterado pela ação do fogo. Sua planta esta a tal ponto torcida para dentro que fica virtualmente em ângulo reto com o osso da perna. Em torno das articulações do pe há uma deformação acentuada, o pe esta encurtado e mais grosso. O pé esquerdo mede 21,5 cm, o direito, entretanto (comprimento maximo), 18 cm. O aparelho ortopédico que acompanha o cadáver e acima descrito corresponde axatamente a deformação do pé direito. Cavidade oral: Para preservar o rosto foi feita uma incisão cosmética abaixo do maxilar esquerdo inferior, de modo a permitir um exame detalhado da cavidade oral, especialmente do lado esquerdo.

Fatos assinalados: Em comparação com os externos especialmente os incisivos mandibulares, os incisivos maxilares internos são grandes. O primeiro incisivo maxilar direito sobrepõe-se um pouco ao segundo incisivo direito. O segundo pré-molar maxilar a esquerda tem uma obturação de ouro. O primeiro e o segundo molares-maxilares esquerdos tem cada um uma obturação de amalgama. As superfícies externa e interna dos outros dentes do maxilar inferior esquerdo, bem como os dentes do maxilar superior, não apresentam nenhum sinal característico. O segundo pré-molar e o primeiro molar abaixo estão separados por cerca de 5 mm. Entre os dentes da mandíbula inferior direita foi encontrado um estilhaço de vidro incolor fino, pertencente a uma ampola.
B. EXAME INTERNO

Os músculos do esqueleto e dos órgãos internos parecem cozidos e são de um vermelho cinza-palido. A posição dos órgãos internos nas caixas torácicas e abdominal e normal. Todos os órgãos tem consistência firme com exeção dos pulmões; o pulmão esquerdo, em particular, esta apenas moderadamente suprido de sangue e algo esponjoso. A dissecaçao dos pulmões liberou um cheiro fraco de amêndoas amargas. As cavidades pleurais não contem nenhum fluido, os pulmões estão desobistruidos e a coloração da superfície de corte e vermelho-escura. O coração contém algum sangue liquido escuro. O peritônio e macio, o fígado e firme, sewco, de coloração marron-acinzentada, contorno normal encolhido. Baço normal, cápsula enrugada, estrutura dos rins intacta. O apêndice vermiforme medindo 5 cm esta desobistruido, o estomago vazio, a membrana mucosa apresenta um pregueado acentuado. Bexiga vazia. Os intestinos contem uma pequena quantidade de matéria típica. Foi retirado para teste químico:

a) 10 cm³ de sangue num tubo de ensaio
b) Seções dos pulmões, o coração, o fígado, os rins e o baço foram colocados num vaso de vidro.
c) Seções do estomago e intestinos com conteúdo foram colocados num segundo vaso.
TUBO DE ENSAIO CONTENDO OS RESTOS DE UMA AMPOLA DE CIANURETO ENCONTRADA NA CAVIDADE ORAL DO CADAVER DE GOEBBELS. AO LADO A ARMA ENCONTRADA JUNTO AO CORPO




CONCLUSÃO
Baseada no exame externo e na autopsia do cadáver parcialmente queimado de um homem desconhecido e nos fatos assinalados no exame químico-legal dos órgãos internos, a comissão chega as seguintes conclusões.

1 - Características anatômicas do corpo:

O cadáver do desconhecido esta seriamente queimado, de modo que algumas das suas características peculiares estão apagadas. Para identificação da pessoa o seguinte deve ser levado em consideração:

a) Estatura – menor que a media
b) Idade entre 45 e 50 anos
c) Em conseqüência do encurtamento do osso da perna e da torção do pe em torno da articulação, a perna direita esta atrofiada e encurtada; isto explica a presença de um aparelho ortopédico para o pe direito e do sapato ortopédico direito.
d) Caracteristicas da cabeça: Lateralmente achatada, testa acentuadamente recuada, face pronunciadamente afilada na direção do queixo, nariz não muito grande com uma pequena saliência
e) De particular importância para a identificação e o estado dos dentes dos maxilares superior e inferior e o considerável numero de obturações.
Causa da morte:

O cadáver parcialmente queimado não apresenta sinais visíveis de ferimentos graves mortais ou de doença. Ao dissecar o corpo foi percebido o cheiro de amêndoas amargas; foram encontrados na boca estilhaços de uma ampola. O teste químico dos órgãos internos e do sangue evidencia a presensa de compostos de cianeto. A conclusão a que se tem de chegar e de que a morte do desconhecido foi causada por envenenamento por compostos de cianeto.

Assinaturas da comissão:

Assinado (Shkaravski)
Especialista chefe, medicina legal.
1º frente Bielo-russa, serviço Medico,
Tenente-Coronel

Assinado (Krayevski)
Anatomo-patologista, chefe, serviço medico, Exercito vermelho, tenente-coronel.
Assinado (Marants)
Anatomo-patologista, chefe em exercício,
1º frente Bielo-russa, serviço medico,
Major

Assinado (Boguslavski)
Especialista-militar, medicina legal,
3º exercito de choque, serviço medico major.

Assinado (Gulkevitch)
Anatomo-patologista militar
3º exercito de choque, serviço medico, Major.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Barra de vídeo

Nenhum comentário:

Postar um comentário